sábado, 29 de junho de 2013

Livro: Um Amor para Recordar - Nicholas Sparks


Título original: A Walk to Remember
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Reader's Digest (Seleções de Livros)
Páginas: 186 a 303
Ano: 2001 (original: 1999)
Nota: 5/5

Sinopse: Cada mês de abril, quando o vento sopra do mar e se mistura com o perfume de violetas, Landon Carter recorda seu último ano na High Beaufort. Isso era 1958, e Landon já tinha namorado uma ou duas meninas. Ele sempre jurou que já tinha se apaixonado antes. Certamente a última pessoa na cidade que pensava em se apaixonar era Jamie Sullivan, a filha do pastor da Igreja Batista da cidade. A menina quieta que carregava sempre uma Bíblia com seus materiais escolares. Jamie parecia contente em viver num mundo diferente dos outros adolescentes. Ela cuidava de seu pai viúvo, salvava os animais machucados, e auxiliava o orfanato local. Nenhum menino havia a convidado para sair. Nem Landon havia sonhado com isso. Em seguida, uma reviravolta do destino fez de Jamie sua parceira para o baile, e a vida de Landon Carter nunca mais foi a mesma.

"- Bem, você gostaria de ir ao baile comigo?
(...)
Tinha um ligeiro sorriso no rosto.
- Eu adoraria - acabou dizendo. - Com uma condição.
Acalmei-me, esperando que não fosse alguma coisa horrível demais.
- Sim?
- Tem de me prometer que não vai se apaixonar por mim.
Percebi que ela estava brincando pela maneira como riu, mas não
deixei de exalar um suspiro de alívio. Sorri e dei-lhe minha palavra."
página 211

"- Bem, a gente sabe que é amor quando tudo o que quer é estar
o tempo todo com a outra pessoa, e desconfia que a outra pessoa se
sente da mesma maneira."
página 270

"Eu estava apaixonado - um sentimento ainda mais maravilhoso
do que eu imaginara."
página 274

"Encarei-a no fundo dos olhos, sorrindo com todo o sentimento
que pude reunir, sabendo que não podia mais guardar aquelas
palavras dentro de mim.
- Eu amo você, Jamie. Você é a melhor coisa que já aconteceu
na minha vida."
página 277




Um Amor para Recordar é uma das quatro histórias que estão reunidas no livro Seleções de Livros. Peguei ele juntamente com Balança Coração na biblioteca da minha escola, e mostrei eles nesse post aqui.

Fiquei contente em descobrir um livro do Nicholas Sparks na minha escola, e peguei ele na hora. Mas como vocês podem ver na foto que eu tirei do sumário, a história está com o título de Um Ano Inesquecível. Bom, mas Nicholas Sparks não escreveu nenhum livro que tenha esse nome. Pesquisando um pouco, descobri que o título em Portugal de Um Amor para Recordar é Um Momento Inesquecível. Fiquei confusa? Sim, fiquei. Mas então entendi que iria ler Um Amor para Recordar (por causa dos nomes dos personagens) e não Um Ano Inesquecível. Acho que ficou um pouco confuso, mas eu tinha que explicar essa história antes de começar a resenha.

A história se passa em 1958, na cidade de Beaufort, Carolina do Norte. Landon Carter é um garoto "um pouco" popular que fica sem par para o baile de fim de ano, depois de sua namorada ter trocado ele por um cara que tem um carro melhor que o seu. Desesperado, ele consulta o livro do ano letivo, e vê que sua única opção é Jamie Sullivan.
Jamie Sullivan é filha do reverendo Hegbert Sullivan. É uma garota quieta, feliz e muito bondosa. Usa o mesmo cardigã marrom todos os dias, leva sempre uma bíblia pra cima e pra baixo e gosta muito de ajudar as pessoas, por isso reza por todos.
Landon pensou que iria apenas levar Jamie para o baile e depois voltaria para sua vida normal, mas ele se enganou. O destino havia reservado algo mais para ele.




Começo essa resenha dizendo que amo a narrativa do Nicholas Sparks, por isso a leitura de Um Amor para Recordar foi super tranquila. 

Bom, como eu disse antes, fiquei bem animada por encontrar uma história do Nicholas Sparks na minha biblioteca, mesmo sendo com outras três histórias diferentes no mesmo livro. Mas enquanto a leitura avançava, descobri que queria ter o livro original nas minhas mãos. Aquele que tem a capa com a qual eu não simpatizo muito.

Um Amor para Recordar traz uma história simples, rápida, linda e romântica. É contada em primeira pessoa por Landon, e eu adorei isso, pois não leio muitos livros em que tem um protagonista masculino narrando.

Eu adorei os protagonistas. Adorei as atitudes de Landon e a generosidade de Jamie. Um personagem secundário que me conquistou foi a mãe de Landon. Ela é uma fofa. O amor de Hegbert por sua filha também é lindo.




Não sei explicar, mas acho que essa história possui uma simplicidade incrível, que pode nos tocar e nos fazer pensar nela, mesmo depois de fechar o livro.

Amo os diálogos de Sparks. Adoro o fato de eles não serem cansativos ou monótonos, e sim envolventes.

Quando terminei o livro, quis voltar lá na primeira página (no meu caso na página 186), e começar a ler de novo. É uma história tocante e bonita, que vai além do romance entre dois jovens diferentes, pois aborda também a fé e o perdão (tem uma cena linda entre os amigos de Landon e Jamie), e eu acho isso incrível nos livros de Sparks.

"Meu nome é Landon Carter e tenho 17 anos. Esta é a minha história. Prometo não omitir nada. Primeiro vocês vão sorrir, depois vão chorar... Não digam que não foram avisados. Lá vai."
página 188

Não, eu não chorei. Me emocionei na parte que eu esperava ansiosamente (já tinha assistido o filme e fiquei curiosa para descobrir se no livro seria igual). E me vi esperando por um milagre, como Landon. Mas o livro me arrancou alguns sorrisos.

Eu adorei (usei várias vezes esse verbo, eu sei) a história. Vale a pena ser lida. Aliás, todas as histórias de Nicholas Sparks valem a pena serem lidas!

Abraços e até o próximo post!

ps1.: esse post ficou super longo!
ps2.: esse é o segundo livro do Nicholas Sparks que eu li.

2 comentários:

  1. Eu amoooooo este livro, e a citação que tu colocou ali da página 188 é minha preferida, quando fala "você vai rir e depois vai chorar". Eu realmente ri, e chorei rsrs!
    E Alice, porque não gosta da capa original heim? hahah eu amo!
    Ah, outra coisinha, ficasse sabendo que tem livros novos do Nich na escola agora? Parece que são 5 e já chegaram! Eu morri! haha
    Beijos!!
    blog-bonecadeluxo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. O livro é realmente ótimo. Será que foi só eu que não chorei (kk).
    Pois é, não me dou muito bem com a capa original... mas queria muito ter na minha estante!
    Ai meu Deus, sério que tem livros novos do Sparks na nossa biblioteca? Que notícia maravilhosa! Obrigada por me avisar.
    Beijos fofa!

    ResponderExcluir