terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Livro: Diário de uma Paixão - Nicholas Sparks


Título original: The notebook
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Novo Conceito
Páginas: 223
Ano: 2010
Nota: 5/5

Sinopse: "Não sou nada especial; disso estou certo. Sou um homem comum, com pensamentos comuns, e vivi uma vida comum. Não há monumentos dedicados a mim e o meu nome em breve será esquecido, mas amei outra pessoa com toda a minha alma e coração e, para mim, isso sempre bastou." (Noah Calhoun). Assim tem início uma das mais emocionantes e intensas histórias de amor que você lerá na vida... O livro é o retrato de uma relação rara e bela, que resistiu ao teste do tempo e das circunstâncias. Com um encanto que raramente é encontrado na literatura atual, Diário de uma Paixão de Nicholas Sparks, o consagra como um contador de histórias clássicas, com uma perspectiva excepcional sobre a mais importante e única emoção que nos mantém.

"(...) Mas, quando Noah apertou aquela mão e encarou de perto aqueles extraordinários olhos de esmeralda, ele soube, antes de conseguir respirar de novo, que ela era a mulher que ele poderia passar o resto da vida procurando e nunca mais encontraria (...)."
página 25

" - Você é a resposta para todas as minhas orações. Você é uma canção, um sonho, um murmúrio, e não sei como consegui viver sem você durante tanto tempo. Eu amo você, Allie, mais do que você é capaz de imaginar. Sempre te amei e sempre vou te amar."
página 139

"Eu amo você, Allie. Eu sou quem eu sou por sua causa. Você é toda a razão, toda a esperança e todos os sonhos que eu já tive na vida, e aconteça o que acontecer no futuro, cada dia que estamos juntos é o melhor dia da minha vida. Serei sempre seu."
página 186



Diário de uma Paixão conta a história de Allison Nelson e Noah Calhoun, dois jovens que se apaixonam perdidamente, mas precisam se separar. Quatorze anos depois, os dois se reencontram e tem que lidar com os sentimentos que recomeçam a surgir. Com Noah nos contando - através do diário - sua história de amor com Allie, você vai se apaixonar e se emocionar com Diário de uma Paixão.

Em toda resenha de algum livro do Sparks, você sempre lerá o seguinte: eu amo a narrativa do autor e os diálogos são maravilhosos. Ok, agora podemos continuar a resenha.

O livro tem protagonistas apaixonantes. Allie é uma linda e Noah com certeza é um dos melhores personagens masculinos criados por Sparks. Eu amei ele do começo ao fim. Ele é adorável. O amor entre eles é verdadeiro e forte, apesar dos anos que os separaram.

"(...) E embora você possa me chamar de sonhador, de tolo ou de qualquer outra coisa, acredito que tudo é possível."
página 17



A narrativa impecável de Sparks, comparada aos outros livros que já li dele, é mais poética. Possui palavras delicadas e eu tive vontade de anotar vários trechos (na verdade anotei todos de que gostei).

Um dia depois, se não me engano, eu assisti o filme, e me apaixonei mais ainda pela história. Os atores tinham uma química bem legal. Porém, quando chegavam as cenas de Noah e Allie mais velhos, eu simplesmente queria que elas passassem logo, pois eu queria ver apenas Rachel McAdams e Ryan Goslin atuando como Allie e Noah. Não sei a razão.

Eu sorri, ri e chorei assistindo o filme, e apesar das mudanças que fizeram, eu (isso nunca aconteceu antes) gostei mais dele do que do livro.

Depois das fotos a seguir, tem um SPOILER. Considero ele um spoiler leve. Mas se você não leu o livro ou não assistiu o filme, passe essa parte bem rápido e continue lendo a resenha.



SPOILER:

Eu esperava mais do livro. Pensava que a história de Noah e Allie seria contada desde a adolescência, mas apenas lembranças dessa época são contadas. No filme a história é contada desde o começo, e é por isso que eu gostei mais dele.

FIM DO SPOILER.



Mas eu gostei muito do livro também, e dei nota máxima por contar uma história simples, linda e emocionante, com uma narrativa gostosa de se ler e recheada de bons diálogos. Cheguei em uma parte que eu disse a mim mesma: preciso saber o que acontece depois!


"(...) Noah ergueu os olhos para Allie e perdeu o ar por um segundo. Ela estava de pé, olhando para ele, incrivelmente bonita e completamente à vontade debaixo da chuva. Estava esperando por ele, sem tentar fugir nem se abrigar do aguaceiro (...)."
página 122

Essa resenha não passou minha total opinião sobre o livro, pois li ele em outubro e já esqueci quase toda a história. Enfim. Acabei fazendo uma resenha do filme também! Recomendo muito esse livro!

Abraços e até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário