quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

TAG: Oscar Literário (2013)

TAG ORIGINAL: Palavras de Um Leitor | ONDE EU VI: Minha Estante

A tag Oscar Literário consiste em 10 categorias relacionadas a livros. Queria ter respondido essa tag em dezembro de 2013, mas não consegui. Então prometi pra mim mesma que responderia antes de fevereiro de 2014. E aqui estou eu com as respostas de cada categoria. 

Achei super difícil escolher os livros e outros itens que a tag pede então... roubei um pouquinho em uma categoria. Eu também mudei a ordem delas, deixando a melhor para o final. E ao final das 10 categorias tem uma surpresa! Chega de enrolação. Vamos agora ver os ganhadores do Oscar Literário 2013 do blog Amanhã Será Diferente:

1. Melhor protagonista masculino: O Gus foi um dos melhores personagens masculinos que eu já conheci. Me apaixonei por ele em suas primeiras falas no livro. É um personagem doce, lindo, engraçado e apaixonante. Agradeço muito ao John Green por ter criado ele. Okay? Okay.


2. Melhor protagonista feminino: America Singer me conquistou nos primeiros capítulos de A Seleção. É uma personagem forte, linda, talentosa, determinada, honesta, teimosa e apaixonante. Uma das melhores mocinhas que já conheci.


3. Melhor personagem coadjuvante masculino: Esse menino me fez rir muito em A Culpa é das Estrelas. Isaac é um personagem incrível. Amigo da Hazel e do Gus, com um ótimo humor e muito, muito fofo. Um personagem apaixonante.


4. Melhor personagem coadjuvante feminino: A Marlee é uma fofa. Melhor amiga da America, simples, educada, linda e simpática. Um doce de menina que guarda um forte segredo. 


5. Melhor arte da capa: Eu me apaixonei por essa capa assim que a vi. O trabalho gráfico de Simplesmente Ana é impecável. Tudo bem mágico e delicado. A atriz, o cenário, a fonte usada para o título. Capa perfeita.


6. Melhor mundo/ambiente criado: O mundo dos Caçadores de Sombras (e também o Submundo) me conquistou assim que comecei a ler Cidade dos Ossos. Cassandra Clare criou um ambiente completamente novo e envolvente. Os lugares, as roupas, as armas, os seres - de demônios até fadas - os caçadores, nomes... tudo muito criativo e original.


7. Melhor título do ano: O título desse livro sempre me passa ótimas energias. Ele é contagiante e positivamente incrível.


8. Melhor autor do ano: E é nessa categoria que eu vou roubar. Em 2013 me apaixonei pela narrativa de dois autores. Jordi Sierra i Fabra e Kiera Cass possuem um jeito único de escrever. A narrativa foi a primeira coisa que me chamou a atenção em seus livros. Sempre simples, fluida, rápida e com ótimos diálogos. É por isso que os dois levam o prêmio na categoria de melhor autor.



9. Melhor final de livro: Bom, eu podia ter escolhido o final de Cidade dos Ossos, que foi de tirar o fôlego. Ou ainda o de A Culpa é das Estrelas, que foi realmente lindo e triste. Porém, para essa categoria, eu escolhi um dos poucos livros que me fizeram sentir apenas feliz ao terminar a leitura. E não "feliz e triste" que é como a grande maioria dos livros me deixa. Kafka e a Boneca Viajante tem um final simples, puro, justo e feliz.


10. Melhor livro do ano: E o melhor livro do ano é... A Seleção! Esse livro é simplesmente viciante. Você começa a ler e não quer mais parar. Personagens apaixonantes, uma história super original, um cenário maravilhoso, uma narrativa incrível, ótimos diálogos, trechos lindos... esse livro é perfeito. Só pra ter uma ideia de quão bom ele é: quando eu terminei de ler o livro, eu beijei a foto da Kiera Cass na orelha do livro. Viu só?


E aqui está a surpresa que eu falei lá no comecinho do post (contém SPOILER de A Culpa é das Estrelas):

11. Melhor beijo: Sei que esta categoria não existe no Oscar original, mas eu queria tanto dizer qual foi o melhor beijo literário de 2013. Bom, foram tantos! Porém, o que mais me surpreendeu, na questão de local e doçura, foi o beijo entre Hazel Grace e Augustus Waters em A Culpa é das Estrelas. O beijo deles ocorreu na Casa de Anne Frank, em Amsterdã. Foi uma cena tão linda e perfeita...

Então é isso. Quero fazer a mesma tag no final de 2014. E não em janeiro de 2015!
Espero que tenham gostado. Eu ainda quero fazer um post com os melhores livros de 2013.
Abraços e até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário