quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Livro: A Seleção - Kiera Cass


A Seleção #1
Título original: The Selection
Autora: Kiera Cass
Editora: Seguinte (selo da Companhia das Letras)
Páginas: 361
Ano: 2012
Nota: 5/5 + 

"Não queria ser da realeza.
Não queria ser Um.
Não queria nem tentar."

Após a 4ª Guerra Mundial, surgiu um país chamado Illéa. Nele, a sociedade é dividida em castas, sendo que a Um é onde vive a realeza, e a Oito as pessoas mais miseráveis.

America Singer é da Cinco, a casta dos artistas. Ela canta e toca vários instrumentos. Mora com seus pais e seus dois irmãos menores. Toda sua família trabalha com arte e eles tem dificuldades de conseguir alimento. America tem um namorado chamado Aspen, que é da casta Seis, e os dois se arriscam se encontrando escondidos após o toque de recolher.

Na casta Um, o príncipe Maxon está completando dezenove anos, e ele deve escolher uma esposa. Para isso, Illéa promove a Seleção, uma competição entre 35 garotas para conquistar o coração do príncipe Maxon

America acha a Seleção uma coisa ridícula, e pensa que o príncipe é um garoto egoísta e mimado. Porém, sua mãe insiste que ela pelo menos preencha o formulário de inscrição. Estar na Seleção pode significar uma mudança de vida. Então America se inscreve por sua família - e por insistência de Aspen - e o inesperado acontece: ela se vê entre as Selecionadas. No palácio ela conhece o príncipe Maxon, e sua opinião sobre ele muda completamente. Maxon é educado, engraçado e charmoso. Assim, para America, a Seleção parece mudar.

"- Aproveitem a última noite como uma garota normal.
Amanhã, independentemente do que virá, a vida de vocês
mudará para sempre. E um conselho antigo, mas valioso:
sejam vocês mesmas." (páginas 64 e 65)



A Seleção me conquistou completamente. A história é totalmente viciante. Eu simplesmente não conseguia parar de ler. Me prendeu do começo ao fim sem nenhuma exceção.

Acho o enredo de A Seleção bem original. Às vezes eu queria que a autora explicasse algumas coisas, mas ela não fazia isso, então eu ficava bastante curiosa.

Talvez o que eu diga aqui sejam SPOILERS, então se você ainda não leu A Seleção, pule este parágrafo imediatamente: foram poucos os pontos negativos do livro. Eu só pensei que as Selecionadas teriam mais tarefas; pensei que as Selecionadas teriam mais contato com o rei e a rainha; e eu queria que existissem mais explicações sobre os ataques dos rebeldes.

Esses foram alguns pontos ruins, porém, eles foram ofuscados pela narrativa maravilhosa da Kiera Cass, com America nos contando tudo. Os diálogos são ótimos, daqueles que você deseja que aconteçam na vida real. As falas de Maxon são as minhas favoritas. São doces, educadas e me fizeram suspirar.

"- A propósito (...), se você não quiser que eu me apaixone, não pode ficar
assim tão linda." (página 275)



Os personagens são apaixonantes. America e Maxon me conquistaram rapidamente. America é forte e determinada. Maxon é educado, bonito, divertido... um amor de príncipe. Marlee é uma linda. Aspen me conquistou só no início. As outras Selecionadas, o rei Clarkson, a rainha Amberly, os pais e irmãos de America são personagens muito bem construídos. Só mais um detalhe: eu ODEIO a Celeste.

"- Está tudo bem, querida? - ele perguntou.
- Eu não sou sua querida." (página 126)

"(...) o amor verdadeiro é geralmente o mais inconveniente (...)." (página 205)



O primeiro livro da trilogia foca mais no romance entre America e Maxon, por isso, às vezes, eu esquecia que estava lendo uma distopia. Enfim, recomendo muito A Seleção. Com certeza é uma trilogia que eu vou acompanhar.

Me apaixonei pelo primeiro livro e fiquei feliz e triste quando cheguei aos últimos capítulos. É simplesmente perfeito. E essa capa, então? Umas das mais bonitas da estante. Virou favorito.

"- Sim, Maxon - sussurrei. - É possível." (página 279)

Espero que tenham gostado. Abraços e até o próximo post!

2 comentários:

  1. Cara, so te digo que em A Escolha você vai amar a Celeste. Adorei seu blog e a resenha. Beijos e boa sorte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aline. Bom, eu já li A Escolha (aliás, tem resenha do livro no blog), e realmente me surpreendi com a Celeste. Porém, fiquei supertriste quando li o que aconteceu com ela. Adoro essa trilogia e os personagens.

      Obrigada pela visita. Fico muito feliz que tenha gostado daqui. Beijos.

      Excluir