sexta-feira, 7 de março de 2014

Livro: Anna e o Beijo Francês - Stephanie Perkins


Título original: Anna and the French Kiss
Autora: Stephanie Perkins
Editora: Novo Conceito
Páginas: 288
Ano: 2011
Nota: 5/5 + 

"(...) É possível que lar seja uma pessoa e não um lugar? (...)"

Anna Oliphant é uma garota que mora em Atlanta com sua mãe e seu irmão mais novo Sean. Ela tem uma melhor amiga chamada Bridgette, um quase namorado chamado Toph e um emprego que ela adora.

Mas Anna tem que deixar tudo para trás quando seu pai, um escritor famoso e dono de histórias dramáticas, a obriga a estudar na SOAP (School of America in Paris), um internato em Paris. Sem nenhuma vontade de estudar em um lugar onde não conhece ninguém, Anna cai no choro quando chega na escola, sozinha em seu quarto. Quem a encontra é Meredith, uma garota legal que a consola. Mer apresenta para Anna seus amigos: Josh, Rashimi e Étienne St. Clair.

Rapidamente Anna se torna amiga deles, porém, a amizade é mais forte com St. Clair. Mesmo sabendo que ele tem uma namorada - Ellie - Anna começa a sentir algo a mais por ele. E é na cidade mais romântica do mundo, que Anna vai viver a paixão mais fofa do mundo literário!

"(...) É sério. Quem manda os filhos para um internato? É tão Hogwarts. Só que no meu não tem feiticeiros bonitinhos, balinhas mágicas ou aulas de voo." (página 8)



Anna e o Beijo Francês é o livro mais fofo que eu já li na vida. Leve, engraçado, doce, romântico e apaixonante do começo ao fim.

Anna é divertida, linda e uma ótima companhia. Acho que é a primeira vez que eu me identifico com uma protagonista, pois a Anna é tímida e ama cinema, assim como eu!

"(...) Adoro sua risada de menino, suas camisetas amassadas e seu gorro de crochê.
Adoro seus grandes olhos castanhos e o modo como ele morde as unhas,
e gosto tanto do seu cabelo que eu poderia morrer." (página 203)

Uma das coisas que me conquistaram na história foram os personagens. Os amigos da Anna são uns fofos, mas claro que eles, às vezes, tem seus momentos difíceis. Começando por Meredith, que é uma super fã dos Beatles (isso me fez amá-la desde sua primeira aparição), e gosta de futebol. Josh é muito fofo. Um ótimo amigo, adora desenhar e é tímido. Rashimi é uma boa amiga e namora Josh. Eu não gostei muito dela no começo, mas ela é uma ótima personagem. E por último, Étienne St. Clair (suspiros). Étienne é um garoto engraçado, responsável, lindo, educado, charmoso, amigo e fofo. Americano, com sotaque inglês e que mora na França. Minhas cenas favoritas são as com ele, meus diálogos favoritos são os dele com Anna. Ele é um amor de personagem. Étienne e Anna formam um casal fofo e cheio de química!



A narrativa de Stephanie Perkins é muito boa, porém, os diálogos foram confusos. Não os diálogos em si, mas o jeito como foram colocados. Eu não entendia se eram falas dos personagens ou pensamentos da Anna. E às vezes eu não sabia de quem eram as falas. Mas isso - e alguns errinhos de digitação -, não tiraram o encanto da história em momento algum. É sério, fora a confusão com os diálogos e os erros, eu não encontrei mais nenhum ponto negativo no livro.

Mesmo tendo um enredo previsível, a história possui momentos fofos e algumas surpresas. Foi uma delícia acompanhar a jornada de Anna em Paris. Ah... Paris. Foi muito legal conhecer a cidade pelas descrições da Anna. É um lugar mágico e romântico.

"Como posso ter sido tão estúpida?
Como posso ter acreditado, por um momento, que não estava apaixonada
por ele?" (página 198)

A SOAP (School of America in Paris), é um escola incrível, com estudantes legais e outros nem tanto...



O trabalho gráfico do livro é bem bonito. Acho a capa uma gracinha, amo o título em alto-relevo, adoro a lombada, as orelhas, as páginas amareladas... esse livro é perfeito!

Anna e o Beijo Francês conta uma história encantadora que me arrancou sorrisos, suspiros, gargalhadas, alguns xingamentos e alguns ataques de raiva. É fofa e pra ter uma ideia, eu fiquei sorrindo um capítulo inteiro. Stephanie Perkins é uma fofa e muito talentosa.

"- Eu amo Paris - digo.
- E tenho certeza de que Paris a ama também." (página 71)


Enfim, recomendo muito esse livro. Virou um dos meus queridinhos pra vida toda .
Abraços e até o práximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário