terça-feira, 22 de abril de 2014

Livro: O melhor de mim - Nicholas Sparks


Título original: The best of me
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Arqueiro
Páginas: 270
Ano: 2012
Nota: 5/5 + 

"O primeiro amor deixa marcas para a vida inteira."

Sinopse (skoob)Na primavera de 1984, os estudantes Amanda Collier e Dawson Cole se apaixonaram perdidamente. Embora vivessem em mundos muito diferentes, o amor que sentiam um pelo outro parecia forte o bastante para desafiar todas as convenções de Oriental, a pequena cidade em que moravam. 

Nascido em uma família de criminosos, o solitário Dawson acreditava que seu sentimento por Amanda lhe daria a força necessária para fugir do destino sombrio que parecia traçado para ele. Ela, uma garota bonita e de família tradicional, que sonhava entrar para uma universidade de renome, via no namorado um porto seguro para toda a sua paixão e seu espírito livre. Infelizmente, quando o verão do último ano de escola chegou ao fim, a realidade os separou de maneira cruel e implacável.

Vinte e cinco anos depois, eles estão de volta a Oriental para o velório de Tuck Hostetler, o homem que um dia abrigou Dawson, acobertou o namoro do casal e acabou se tornando o melhor amigo dos dois.

Seguindo as instruções de cartas deixadas por Tuck, o casal redescobrirá sentimentos sufocados há décadas. Após tanto tempo afastados, Amanda e Dawson irão perceber que não tiveram a vida que esperavam e que nunca conseguiram esquecer o primeiro amor. Um único fim de semana juntos e talvez seus destinos mudem para sempre.

Num romance envolvente, Nicholas Sparks mostra toda a sua habilidade de contador de histórias e reafirma que o amor é a força mais poderosa do Universo - e que, quando duas pessoas se amam, nem a distância nem o tempo podem separá-las.


"(...) Com Amanda, era fácil para Dawson ser ele mesmo. Pela primeira vez na vida,
ele se sentia feliz." (página 19)



Eu deixei a sinopse do skoob, pois ela conta perfeitamente a história do livro, e também porque eu não queria estragar a beleza dela criando a minha própria sinopse.

Eu tenho O melhor de mim há muito tempo na estante, e esse mês eu tive coragem de começar a lê-lo.


"(...) Mas sabia que o amor era difícil, assim como a vida. (...)." (página 32)

O melhor de mim me prendeu desde a primeira linha. O começo já me levou a perguntar como tudo acabaria. Como sempre, a narrativa de Nicholas Sparks foi deliciosa e envolvente.




O autor criou personagens maravilhosos. Amanda e Dawson são lindos juntos, e acompanhar a história de amor deles foi emocionante. Até os personagens que, acredito eu, devem ser odiados pelo leitor, foram ótimos. Eu adoro a importância dos personagens coadjuvantes nas histórias de Sparks. Ele nos mostra a perspectiva de vários deles, com suas histórias e pensamentos.


"(...) Não sei se já cheguei a me sentir tão feliz quanto naquele dia, mas, pensando bem, era sempre assim quando estávamos juntos. Eu não queria que acabasse nunca." (página 115)

Algumas partes eu não pude deixar de comparar com o livro Diário de uma Paixão, também de Sparks. Mas depois a história começou a tomar um rumo só dela.

O final de tornou algo imprevisível em certo ponto. Eu fui realmente surpreendida nos últimos capítulos. A partir do vinte eu fiquei agoniada, intrigada, feliz, triste, emocionada... Eu simplesmente não esperava que fosse ser daquele jeito e levou um tempo para que eu entendesse que sim, foi daquele jeito mesmo.




Acho que eu posso dizer oficialmente que eu chorei lendo um livro \o/. Não foi aquele choro com soluços e um balde para aparar as lágrimas. Eu me emocionei em alguns momentos da leitura e senti meus olhos molhados. Acredito que isso não tenha acontecido comigo antes. 

Enfim, O melhor de mim foi uma ótima leitura e se tornou um dos meus livros favoritos, mesmo com o final que me abalou muito. Eu fiquei pensando na história um bom tempo depois.

"(...) Porque você não é só alguém que amei no passado. Você era minha melhor amiga, a melhor parte de quem eu sou (...)." (página 185)

A adaptação do livro está sendo feita e já divulgaram os atores que farão os personagens principais na fase jovem e adulta. Não vejo a hora de assistir.

Abraços e até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário