quinta-feira, 5 de junho de 2014

Livro: A probabilidade estatística do amor à primeira vista - Jennifer E. Smith


Título original: The Statistical Probability of Love at First Sight 
Autora: Jennifer E. Smith
Editora: Galera Record
Páginas: 223
Ano: 2013
Nota: 5/5 + 

"Passada em apenas 24 horas, a história de Oliver e Hadley mostra que o amor, diferentemente das bagagens, jamais se extravia."

Hadley é uma jovem de 17 anos que perde seu voo para Londres por apenas 4 minutos. Hadley é claustrofóbica e precisa esperar o próximo voo no aeroporto lotado. Ela está indo para o casamento do pai com Charlotte, a nova mulher dele e quem Hadley não conhece.

Enquanto espera, ela conhece Oliver, um britânico gentil que a ajuda com a mala. No avião, eles se sentam um ao lado do outro e conversam durante todo o voo.

Ao chegarem em Londres, eles precisam se separar, mas qual a probabilidade de terem se apaixonado à primeira vista?

"O amor é a coisa mais estranha e sem lógica do mundo." (página 183)



A probabilidade estatística do amor à primeira vista conta uma história rápida, leve, divertida, romântica e por vezes emocionante.

" - É aquela velha história - disse o pai -, se você ama alguém, deixe que se vá.
- E se não voltar?
- Alguns voltam, outros não - respondeu e apertou o nariz da filha. - Eu sempre vou voltar.
- Mas você não tem luz - explicou. O pai sorriu.
- Quando estou com você, tenho sim." (página 120)

A escrita da Jennifer é fluida e me deixou imersa na história de Hadley, que é simples, mas que me cativou com os diálogos fofos e às vezes comoventes.



A narrativa é em terceira pessoa, mas foca em Hadley, mostrando seus pensamentos, medos, angústias e vários momentos do seu passado com o pai e a mãe, e assim podemos entender sua relação com eles.

Hadley é uma protagonista cativante. Ela é verdadeira e engraçada. Enquanto escrevo essa resenha, tenho vontade de poder conhecê-la. Eu gostei muito dela.

"Parece impossível que tenha gostado de alguém como Mitchell quando existia uma pessoa como aquele garoto no mundo, alto e elegante, com os cabelos desarrumados, olhos verdes e mostarda no queixo, como se fosse uma pequena imperfeição que faz com que o quadro todo fique mais bonito." (página 37)

Oliver é o britânico fofo. Eu ri bastante com ele e às vezes queria saber o que ele estava pensando em algumas cenas. As conversas entre Hadley e ele são ótimas, daquelas que você deseja ter na vida real.



Além do romance fofo que o livro traz, também lemos sobre perdão e família. Eu adorei as cenas assim e gostei muito de Charlotte e do pai de Hadley, Andrew.

"(...) É isso que se faz em aviões. Você divide um apoio de braço com uma pessoa por algumas horas; troca histórias sobre sua vida, conta uma coisa ou outra, talvez uma piada. Comenta sobre o tempo e sobre a comida, que está ruim. Escuta o outro roncando. E, depois, diz adeus." (página 97)

Apesar de ter apenas 223 páginas, Jennifer soube escrever tudo que a história precisava para se tornar completa. Mesmo quando faltavam dois capítulos para terminar o livro e ainda não tinha acontecido o que eu queria, a autora conseguiu me cativar com suas últimas linhas. Mas eu fiquei um pouco insegura com o final, e acho que foi ele que me fez pensar se o livro se tornaria favorito ou não. Então pensei melhor e decidi reservar um cantinho do meu coração para a história.



Enfim, A probabilidade estatística do amor à primeira vista, é aquele tipo de livro que quando você começa, já quer saber como irá terminar, mas sabe que vai sentir saudades. Chegando na última linha eu queria mais e mais.

"(...) Ficou contando os aviões lá fora e examinando a estampa do estofado do assento da frente. A verdade é que estava esperando por ele. Quando finalmente chega e se senta na mesma fileira que ela, Hadley fica vermelha sem motivo, só porque ele está olhando para ela com aquele sorrisinho torto. Ela sente uma eletricidade estranha no corpo quando ele está por perto. Será que ele sente o mesmo?
- Perdi você de vista - diz.
Ela faz que sim com a cabeça, feliz por ter sido encontrada de novo." (página 47)

Não achei uma história previsível, pelo contrário, me surpreendi bastante. Adorei os personagens, as conversas fofas no avião, os cenários, a narrativa cativante da Jennifer e essa capa maravilhosa.



Se eu tivesse mais tempo no dia em que comecei e não tivesse deixado o livro de lado algumas vezes, teria lido ele em apenas um dia. Mas eu li em dois e me arrependo um pouco por ter lido rápido demais.

" - Você sabia que as pessoas que se encontram pelo menos três vezes de maneiras diferentes no período de 24 horas têm 98 por cento de chance de se encontrarem de novo?." 
(página 222)

Recomendo muito esse romance que é fofo e rápido de ler. Fiquei curiosa para ler outros livros da autora, com certeza são ótimos também. E sabiam que A probabilidade vai virar filme?

Abraços e até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário