sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Livro: Quem é você, Alasca? - John Green


Título original: Looking for Alaska
Autor: John Green
Editora: WMF Martins Fontes
Páginas: 229
Ano: 2010
Nota: 5/5

"O primeiro amigo
A primeira garota
As últimas palavras"

Sinopse: Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras - e está cansado de sua vidinha segura e sem graça em casa. Vai para uma nova escola à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o "Grande Talvez". Muita coisa o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young. Inteligente, espirituosa, problemática e extremamente sensual, Alasca levará Miles para o seu labirinto e o catapultará em direção ao "Grande Talvez".

"(...) se as pessoas fossem chuva, eu era garoa e ela, um furacão." (página 91)



Sabe quando você termina de ler um livro e não sabe o que escrever sobre ele? Às vezes você fica pensando se ele foi bom ou realmente bom. Então decide que foi sim uma boa leitura. Não virou favorito, mas valeu a pena ter aberto ele e começado a ler. E depois, quando chega ao último capítulo, ou nas últimas linhas do livro, você sente falta da história e pensa: "Meu Deus, que livro bom".

"(...) Suas últimas palavras foram: 'Saio em busca de um Grande Talvez.' É por isso que estou indo embora. Para não ter de esperar a morte para procurar o Grande Talvez." (página 5)

Quem é você, Alasca? foi o segundo livro do John Green que eu li (e a terceira história, pois também li o conto dele em Deixe a neve cair). E foi exatamente do jeito que eu escrevi no parágrafo anterior, que eu me senti em relação ao livro. Gostei bastante da história, mas não foi assim desde o começo.



Eu realmente gostei do Miles (Gordo). Ele é um protagonista diferente e não sei mais que palavras usar para falar sobre ele. Alasca também é uma personagem muito diferente. Sempre um mistério para mim. Bonita, leal, amiga, irritante para alguns, alegre para outros. Coronel, Takumi e outros personagens secundários foram tão bem criados e contribuíram tanto para a história, que merecem minha admiração. Os apelidos dos personagens são incríveis, assim como seus donos. Cada um tem uma personalidade que me conquistou.

"(...) Chega uma hora em que é preciso arrancar o Band-Aid. Dói, mas pelos acaba de uma vez e ficamos aliviados." (página 7) 

Apenas um único fato sobre eles que me deixou incomodada durante a leitura: eles fumam e bebem. Porém, acabei me acostumando com isso.



Saindo do assunto personagens fantásticos que foram me conquistando aos poucos e que acabaram se tornando meus amigos...

"(...) Não posso ser uma dessas pessoas que ficam sentadas falando que pretendem fazer isso e aquilo. Eu vou fazer e pronto. Imaginar o futuro é uma espécie de nostalgia." (página 55)

O cenário. Culver Creek é uma escola diferente (ok, já usei essa palavra antes). Com uma aula particularmente bem bacana, dada por um professor que acabou se tornando um ótimo personagem também, e alunos legais e outros nem tanto.

"Passamos a vida inteira no labirinto, perdidos, pensando em como um dia conseguiremos escapar e em quanto será legal. Imaginar esse futuro é o que nos impulsiona para a frente, mas nunca fazemos nada. Simplesmente usamos o futuro para escapar do presente." 
(página 56)

Quem é você, Alasca? mostra adolescentes, vícios, escola e amizades. Em certos momentos mostra dúvidas, segredos, vidas e... um garoto com seu Grande Talvez.



A escrita do John Green está maravilhosa neste livro. Jovem, fluida e envolvente.

Repartido em Antes e Depois, o livro tem seus tantos dias antes (que me deixavam às vezes agoniada) e seus tantos dias depois. Assim, temos um grande acontecimento na história. O final vira um verdadeiro mistério, pelo menos pra mim, com capítulos instigantes.

"(...) Pensamos que somos invencíveis porque realmente somos. Não nascemos, nem morremos. Como toda energia, nós simplesmente mudamos de forma, de tamanho e de manifestação. (...)." (página 226)

Enfim, é um livro diferente (juro que é a última vez que uso esse adjetivo na resenha), profundo e inteligente, que me fez rir com os personagens. Tem filosofia também, o que gostei bastante. Foi uma boa leitura, com personagens ótimos e uma escrita maravilhosa.

  "Como sairei deste labirinto?"

Gosto muito dessa capa de Quem é você, Alasca? e da textura diferente (droga, usei essa palavra de novo!) dela. Essa edição tem um cheiro muito bom e eu adoro suas folhas e o barulho que elas fazem.

Abraços e até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário