terça-feira, 30 de setembro de 2014

Livro: Cidade dos Ossos e Cidade das Cinzas - Cassandra Clare


Se você ainda não leu os dois primeiros livros da série Os Instrumentos Mortais, sugiro que não continue a ler essa postagem, pois ela pode conter spoilers, especialmente nas sinopses, que não foram escritas por mim. Se continuar esse post, então boa leitura!

Eu li Cidade dos Ossos e Cidade das Cinzas em setembro de 2013, e não consigo lembrar do motivo de não ter escrito uma resenha para os livros. Esse ano eu continuei lendo a série e as resenhas dos livros já estão todas prontas. Como eu tinha escrito apenas alguns comentários sobre os dois primeiros volumes, decidi fazer uma resenha dupla. A seguir, você confere meus pequenos comentários sobre os livros:


Os Instrumentos Mortais #1
Livro: Cidade dos Ossos
Título original: City of Bones
Autora: Cassandra Clare
Editora: Galera Record
Páginas: 459
Ano: 2010
Nota: 5/5 + 


"Todas as histórias são verdadeiras."

Sinopse (Galera Record): Um mundo oculto está prestes a ser revelado... Quando a jovem Clary decide ir para Nova York se divertir numa discoteca, ela nunca poderia imaginar que testemunharia um assassinato - muito menos um assassinato cometido por três adolescentes cobertos por tatuagens enigmáticas e brandindo armas bizarras. Clary sabe que deve chamar a polícia, mas é difícil explicar um assassinato quando o corpo desaparece no ar e os assassinos são invisíveis para todos, menos para ela. Tão surpresa quanto assustada, Clary aceita ouvir o que os jovens têm a dizer... Uma tribo de guerreiros secreta dedicada a libertar a terra de demônios, os Caçadores de Sombras têm uma missão em nosso mundo, e Clary pode já estar mais envolvida na história do que gostaria.

"(...) O menino nunca mais chorou, e nunca se esqueceu do que aprendeu: que amar é destruir, e que ser amado é ser destruído." (página 201)


Simplesmente ótimo! A narrativa da Cassandra me prendeu do início ao fim. Seus diálogos são incríveis. A cada capítulo conhecia mais sobre os Caçadores de Sombras e o Submundo. 

É uma história tão fascinante, que mesmo com capítulos longos, não queria parar de ler. Os personagens são bem construídos e alguns são apaixonantes. Sim, Jace e Clary são meus preferidos, mas o Simon é um fofo.

"Clary, você é uma artista, assim como a sua mãe. Isso significa que vê o mundo de um jeito que as outras pessoas não veem. É seu dom ver a beleza e o horror em coisas ordinárias. Isso não faz de você uma pessoa louca, apenas diferente. Não há nada de errado em ser diferente." (página 34)


Os últimos capítulos me deixaram sem fôlego, e eu não queria que acabasse. Quando cheguei na última página, quis voltar lá no capítulo um e começar tudo de novo. Pois Cidade dos Ossos é um livro diferente, cheio de ação, humor, romance, fantasia, seres mágicos... um livro PERFEITO!


" (...) - Eu não gosto de refrigerante sem gás. Eu não gosto de música pop de boy bands. Eu não gosto de ficar preso no trânsito. Eu não gosto de dever de matemática. Eu odeio Jace. Percebe a diferença?" (página 307)


Os Instrumentos Mortais #2
Livro: Cidade das Cinzas
Título original: City of Ashes
Autora: Cassandra Clare
Editora: Galera Record
Páginas: 404
Ano: 2011
Nota: 5/5

"(...) quando você não consegue falar a verdade para as pessoas com quem mais se importa no mundo, eventualmente deixa de conseguir dizer a verdade para si mesmo."

Sinopse (Galera Record): Clary Fray só queria que sua vida voltasse ao normal. Mas o que é “normal” quando você é uma Caçadora de Sombras assassina de demônios, sua mãe está em um coma magicamente induzido e você de repente descobre que criaturas como lobisomens, vampiros e fadas realmente existem? Se Clary deixasse o mundo dos Caçadores de Sombras para trás, isso significaria mais tempo com o melhor amigo, Simon, que está se tornando mais do que só isso. Mas o mundo dos Caçadores não está disposto a abrir mão de Clary — especialmente o belo e irritante Jace, que por acaso ela descobriu ser seu irmão. E a única chance de salvar a mãe dos dois parece ser encontrar o perverso ex-Caçador de Sombras Valentim, que com certeza é louco, mau... e também o pai de Clary e Jace.

Para complicar ainda mais, alguém na cidade de Nova York está matando jovens do Submundo. Será que Valentim está por trás dessas mortes? E se sim, qual é o seu objetivo? Quando o segundo dos Instrumentos Mortais, a Espada Mortal, é roubada, a aterrorizante Inquisidora chega ao Instituto para investigar — e suas suspeitas caem diretamente sobre Jace. Como Clary pode impedir os planos malignos de Valentim se Jace está disposto a trair tudo aquilo em que acredita para ajudar o pai?


O que dizer de Cidade das Cinzas? O segundo livro da série Os Instrumentos Mortais, é simplesmente ótimo. Calmo no começo, com diálogos ótimos e focando mais nas emoções dos personagens. A ação começa nos últimos capítulos, e é impossível de largar o livro. Chegando nas últimas páginas eu fiquei feliz e triste ao mesmo tempo. Senti uma dor no coração quando terminei de ler o epílogo. Senti falta de tudo! Adorei os novos personagens, a continuação da aventura, as surpresas... foi tudo muito bem pensado!

"(...) Quase morri (...), sabia?
Ele soltou a mão dela, mas continuou a olhá-la fixamente, quase como se quisesse memorizar seu rosto.
- Eu sei - disse ele. - Toda vez que você quase morre, eu quase morro também.
As palavras dele fizeram o coração de Clary disparar (...)." (página 401)


Sei que não são bem resenhas de verdade, mas é o que eu tenho escrito sobre os dois primeiros volumes da série. Em breve eu posto as resenhas (mais completas) dos outros livros.

Na lista de livros, Cidade dos Ossos e Cidade das Cinzas vão estar separados, mas ambos os links serão para esse post.

Abraços e até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário