terça-feira, 7 de outubro de 2014

Livro: Cidade dos Anjos Caídos - Cassandra Clare


ATENÇÃO! A sinopse desse livro pode trazer spoilers, pois não foi escrita por mim. Se você não quer saber nada sobre a série, sugiro que não continue lendo essa resenha. Se não se importar, não deixe de conferir também as resenhas de Cidade dos Ossos e Cidade das Cinzas (mesmo post) e Cidade de Vidro. Boa leitura!

Os Instrumentos Mortais #4
Título original: City of Fallen Angels
Autora: Cassandra Clare
Editora: Galera Record
Páginas: 361
Ano: 2012
Nota: 5/5

"(...) Vocês se amam, qualquer um percebe só de olhar; o tipo de amor que pode incinerar o mundo ou erguê-lo em glória. (...)"

Sinopse (Galera Record): A guerra acabou e Caçadores de Sombras e integrantes do submundo parecem estar em paz. Clary está de volta a Nova York, treinando para usar seus poderes. Tudo parece bem, mas alguém está assassinando Caçadores e reacendendo as tensões entre os dois grupos, o que pode gerar uma segunda guerra sangrenta. Quando Jace começa a se afastar sem nenhuma explicação, Clary começa a desvendar um mistério que se tornará seu pior pesadelo.

" - Todas as histórias são verdadeiras - afirmou Isabelle. Esta era a base de suas crenças desde a infância. Todos os Caçadores de Sombras acreditavam nisso. Não existia apenas uma religião, apenas uma verdade, e nenhum mito era desprovido de significado. - Você sabe disso, Alec." (página 283)



Em Cidade dos Anjos Caídos, me surpreendi bastante com a escrita da Cassandra Clare. Foi uma leitura deliciosa, pois a narrativa pareceu mais clara do que nos outros livros.

" - L'amor che move il sole e l'altre stelle.
- Isso é latim?
- Italiano - respondeu ele. - Dante.
(...)
- Não falo italiano - disse Clary, muito suavemente.
- Significa - explicou ele -, que o amor é a força mais poderosa do mundo. Que o amor pode fazer qualquer coisa." (páginas 71 e 72)

Alguns fatos me deixaram intrigada, assustada, brava e surpresa. E claro, alguns momentos me fizeram suspirar, pois esse livro é recheado de amor. Talvez um pouco meloso, mas foi muito legal ver Jace e Clary juntos, apesar de Jace ter me irritado um pouco, mas ele tem seus motivos.



Esse livro foca bastante em um personagem que, sinceramente, está se tornando um dos meus favoritos. Simon me surpreendeu ainda mais em Cidade dos Anjos Caídos. O final não é inteiramente dele, mas ele tem uma boa parte do livro pra ele.

"(...) Mas vejo meus irmãos entregando os respectivos corações e penso não sabem que não deveriam fazer isso? Corações são frágeis. E acho que mesmo quando a pessoa se cura, ela nunca mais volta a ser como era antes." (página 209)

Com novos personagens, do bem e do mal, eu torci muito por alguns e ri bastante com outros.

Eu tenho um problema em imaginar os personagens da autora. Não consigo construí-los na minha cabeça com as descrições que ela faz. Por exemplo, tem um personagem que ela descreve sendo bem alto, e eu imaginei ele baixo.

" - A história é escrita por vencedores, é o que dizem - declarou. - Talvez não haja tanta diferença entre os lados da Luz e das Trevas quanto pensa. Afinal, sem as Trevas não haveria nada para a Luz iluminar." (página 298)



Cassandra me fez mergulhar mais uma vez no mundo dos Caçadores de Sombras. O quarto livro da série Os Instrumentos Mortais é ótimo e me pareceu que tem um ritmo diferente. Enfim, mais do que recomendado!

"(...) Veja só Jace. Ele ama Clary como... como se não existisse mais nada no mundo, nem nunca mais fosse existir. (...)" (página 208) 

Ah, um detalhe sobre esse livro é que eu amo as orelhas dele!
Em breve resenha dos outros livros.
Abraços e até o próximo post!

2 comentários: