sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Filme: Se Eu Ficar


Título original: If I Stay
Diretor: R.J. Cutler 
Elenco: Chloë Grace Moretz, Mireille Enos, Joshua Leonard, Jamie Blackley, Liana Liberato, Jakob Davies.
Gênero: Drama
Lançamento: 2014


"Às vezes, você faz escolhas na vida e, às vezes , as escolhas fazem você."

Sinopse (AdoroCinema): Mia Hall é uma prodigiosa musicista que vive a dúvida de ter que decidir entre a dedicação integral à carreira na famosa escola Julliard e aquele que tem tudo para ser o grande amor de sua vida, Adam. Após sofrer um grave acidente de carro, a jovem perde a família e fica à beira da morte. Em coma, ela reflete sobre o passado e sobre o futuro que pode ter, caso sobreviva.



O filme Se Eu Ficar é a adaptação do livro de mesmo nome da autora Gayle Forman. Eu li o livro e achei uma leitura bem diferente e especial (ainda vou resenhar ele no blog) e logo depois consegui assistir ao filme. É uma adaptação bastante fiel e uma bela história.

"O segredo é o seguinte. Se vai viver, se vai morrer, depende de você."
(Enfermeira para Mia)

Não sei por onde começar a escrever sobre Se Eu Ficar. É um filme lindo e emocionante. Aliás, achei ele bem mais intenso e dramático que o livro. Mas também tem seus momentos divertidos. Ele conta sobre o primeiro amor, escolhas, talento, família, VIDA.


A trilha sonora é ótima. Aqui você pode escutar um trechinho de cada canção. As músicas da Willamette Stone, que é a banda do Adam no filme, são demais. A música, como a própria atriz Chloë Grace Moretz disse em um vídeo, é um personagem poderoso no filme.

"Não pode se esconder na sala de ensaio para sempre. É tarde demais. Já vi você."
(Adam para Mia)

Adam prefere rock e Mia música clássica, mas mesmo sendo dois estilos totalmente diferentes, os personagens têm paixão pelo o que fazem e isso os completa. Acho isso lindo.



Chloë foi uma ótima Mia. Ela se empenhou muito bem para interpretar a protagonista. Ela tem um jeito meigo e um talento lindo. Porém, às vezes tem medo e dúvidas. Mas eu gostei bastante dela e a Chloë passou tudo isso pra mim.

"Por que tenho a sensação de que vai bagunçar minha vida toda?"
(Mia para Adam)

Jamie foi o Adam perfeito. Eu não conhecia o ator, mas ele é muito talentoso. Ele toca, canta, atua, e é apaixonante como Adam. Nas cenas românticas e também nas cenas mais emotivas ele está fantástico. 



Amei muito os pais, o irmão, Kim, a melhor amiga e os avós da Mia. São personagens muito especiais e marcantes. Muito bem representados no filme. Amei a atuação de todos. 

O filme, de certo modo, também é narrado pela Mia. E foi tudo muito envolvente. A história caminha entre o presente, com a Mia no hospital, e os flashbacks de momentos da vida da protagonista, que são cenas lindas, verdadeiras, cheias de emoção e amor. Acho lindo o amor da família da Mia. Eles são tão diferentes e muito, muito legais. Adoro eles.

Enfim, Se Eu Ficar é uma adaptação maravilhosa. Sensível, emocionante, triste, feliz, com ótimos atores e muito, muito fiel ao livro. Ok, houveram algumas mudanças, mas são tão pequenas, e funcionaram tão bem, que o filme ficou muito bom e nada perdeu o sentido.

Na última cena, eu senti a mesma coisa que senti ao terminar de ler o livro: Acabou? É isso?
Mas foi perfeito.

Assista ao trailer legendado:


Quando terminei de assistir ao filme, muitas coisas começaram a rodar na minha cabeça. Então creio que essa resenha do filme Se Eu Ficar deve ter ficado mais ou menos. Mas eu tentei. Quando eu gosto muito de algo, seja um livro ou um filme, as palavras se atropelam na minha mente.

Abraços e até o próximo post!

2 comentários:

  1. O trabalho do Joshua sempre me pareceu muito bom em comédia, espero que sua nova série que sai em janeiro pela HBO é tão bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conhecia o autor até eu assistir Se Eu Ficar. Ele é bem talentoso. Abraços!

      Excluir