sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Livro: Para onde ela foi - Gayle Forman


Se você ainda não leu Se eu ficar, sugiro que não leia esta resenha, pois ela possui spoilers. Se continuar lendo, boa leitura. Mas você foi avisado!

Se eu ficar #2
Título original: Where she went
Autora: Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
Páginas: 219
Ano: 2014
Nota: 5/5 + 

"Se você tivesse uma segunda chance para o
primeiro amor... Você aceitaria?"

Sinopse (Novo Conceito): Já faz três anos que o amor de Adam salvou Mia após o acidente que mudou a vida dela. Três anos desde que Mia saiu da vida de Adam para sempre. 

Vivendo agora em lados opostos do país, Mia é um talento em ascensão na Juilliard, a conceituada escola de música, e Adam é o típico astro do rock de Los Angeles, com direito a notícias nos tabloides e uma namorada-celebridade.

Quando Adam se vê sozinho em Nova York, o acaso reúne o casal mais uma vez. Por uma noite.

Com a mesma força dramática de Se Eu Ficar, agora pela voz de Adam, Para Onde Ela Foi expõe o desalento da perda, a promessa de esperança e a chama do amor que renasce.

"Toda manhã eu acordo e digo a mim mesmo: É apenas um dia, um período de vinte e quatro horas para passar." (página 9)



Uma das primeiras coisas que notei quando estava lendo Para onde ela foi, foi que a escrita da autora, mesmo sendo leve e envolvente, estava por vezes agressiva. Como essa continuação é pelo ponto de vista do Adam, penso que por ser pelos olhos de um garoto, que é rockeiro, passou por várias coisas em três anos e parece que ainda não esqueceu tudo, as palavras e pensamentos ficaram mais agressivos sim. Não que isso tenha sido ruim. Pelo contrário. Foi diferente e interessante.

Conhecer Adam Wilde foi uma ótima experiência. Eram suas palavras, sua vida, suas histórias. E ele é incrível. Gayle Forman foi genial criando um personagem tão querido e ao mesmo tempo rebelde, pelo menos nesse livro.

“Meu primeiro impulso não é agarrá-la, beijá-la ou gritar com ela. Só quero tocar seu rosto, ainda corado pela performance de hoje. Quero diminuir o espaço que nos separa, medido em passos – não em quilômetros, não em continentes, não em anos –, e colocar meus dedos calejados no seu rosto (...). Mas não posso tocá-la. Esse é um privilégio que não existe mais (...).” (página 48)

E como ele mudou. Ele e Mia. Cresceram. Trilharam caminhos diferentes. Fazendo e amando música. A música nesse livro é uma companheira muito especial e eu amei muito.



Li alguns comentários de como Para onde ela foi era bem melhor do que Se eu ficar. Eu adorei Se eu ficar, só não virou favorito. Mas Para onde ela foi é... diferente. Realmente o primeiro livro não poderia terminar daquele jeito. E na minha opinião, Gayle Forman arrasou nessa continuação. É tudo tão humano, verdadeiro. É cheio de verdades, palavras que são ditas com cuidado. Pois não são aqueles diálogos que você pensa: eu queria que dissessem isso na vida real. As conversas são reais. 

"Mas eu faria de novo. Faria aquela promessa milhares de vezes e a perderia milhares de vezes para tê-la ouvido tocar a noite passada ou vê-la esta manhã à luz do sol. Ou mesmo sem isso. Só para saber que ela estava em algum lugar aí fora. Viva." (página 182)

Na verdade, eu acho Adam e Mia um casal muito real. Sei lá, eu tenho meio que uma relação de amor e ódio com os dois juntos. Às vezes acho que eles não combinam, mas depois penso melhor, e vejo que eles ficam lindos juntos. Eles se completam. E nessa continuação eu pensei: tem que dar certo. E então Gayle Forman foi lá, com sua escrita fluida, e escreveu linhas maravilhosas que preencheram meu coração. Mas é claro que teve o momento "não quero que esse livro acabe". Eu não queria terminar de ler a história de Adam e Mia. Eu me recusei a virar as páginas do último capítulo. E por falar em capítulos, eles são bem curtos em sua maioria. Então eu estava bastante empolgada lendo, e do nada ele terminava, às vezes com alguma reflexão do Adam sobre alguma coisa.



A história se passa em um dia. Um dia cheio de surpresas. Ok, nem tão cheio assim. Mas é um dia e tanto. Podia ser um dia normal para Adam. Mas ele fez suas escolhas.

"Quem quer que diga que o passado não está morto voltou ao tempo. É o futuro que já está morto, já acabado. Essa coisa toda foi um engano. Não vai me deixar rebobinar. Ou desfazer os erros que cometi. Ou as promessas que fiz. Ou tê-la de volta. Ou ter a mim mesmo de volta." (página 124)

O que eu achei muito bacana, é que agora foi a vez do Adam de contar um pouco sobre seu passado, ou mesmo sobre o que aconteceu nesses três anos. Foi muito legal, pois em um capítulo ele está contando o presente, com Mia. E então, no próximo, já está contando para o leitor sobre como surgiu a banda, Shooting Star, ou até mesmo uma lembrança de quando estava com Mia e a família dela, Kat, Danny e Teddy estavam vivos. Isso foi incrível, pois conhecemos mais dele, e também podemos saber o que aconteceu com Mia. Seja como ela passou pela recuperação ou como ela foi embora.


E tem essa raiva do Adam que ele colocou nas músicas e que alguns trechos abrem os capítulos que contam o presente. Isso foi demais.

Enfim, só tenho a dizer que Para onde ela foi tem sua beleza e sua raiva, e que foi uma continuação maravilhosa e que Mia e Adam são lindos e Gayle Forman simplesmente arrasou. Leiam!

PS.: preciso da adaptação desse livro agora!
Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário