sábado, 14 de março de 2015

Livro: Fangirl - Rainbow Rowell


Título original: Fangirl
Autora: Rainbow Rowell
Editora: Novo Século
Páginas: 421
Ano: 2014
Nota: 4/5

"Perder-se no Mundo dos Magos e não voltar. Não ouvir voz alguma em sua mente a não ser as de Simon e Baz. Nem mesmo a dela. Era por isso que Cath escrevia as histórias. Para ter esses momentos em que o mundo deles suplantava o mundo real. Quando ela podia simplesmente cavalgar nos sentimentos deles como uma onda, como algo flutuando morro abaixo." 

Sinopse (Contracapa): Cath é fã da série de livros Simon Snow. Ok. Todo mundo é fã de Simon Snow, mas para Cath, ser fã é sua vida - e ela é realmente boa nisso. Vive lendo e relendo a série; está sempre antenada aos fóruns; escreve uma fanfic de sucesso; e até se veste igual aos personagens na estreia de cada filme.

Diferente de sua irmã gêmea, Wren, que ao crescer deixou o fandom de lado, Cath simplesmente não consegue se desapegar. Ela não quer isso. Em sua fanfiction, um verdadeiro refúgio, Cath sempre sabe exatamente o que dizer, e pode escrever um romance muito mais intenso do que qualquer coisa que já experimentou na vida real.

Mas agora que as duas estão indo para a faculdade, e Wren diz que não a quer como companheira de quarto, Cath se vê sozinha e completamente fora de sua zona de conforto.

Uma nova realidade pode parecer assustadora para uma garota demasiadamente tímida. Mas ela terá de decidir se finalmente está preparada para abrir seu coração para novas pessoas e novas experiências.

Será que Cath está pronta para começar a viver sua própria vida? Escrever suas próprias histórias?

" - O que você sabe sobre o Simon Snow? - ela perguntou.
Ele deu de ombros.
- Todo mundo conhece Simon Snow.
- Já leu os livros?
- Vi os filmes.
(...)
- Então você não leu os livros?
- Não sou muito de ler.
- Acho que essa foi a coisa mais idiota que você já me disse." (página 123)



Fangirl foi uma leitura muito bacana. É uma história calma. Além de contar com um romance fofo e uma comédia legal, fala também de amizade, amor entre irmãs, amor entre pai e filhas, viver sem uma mãe, alguns assuntos mais sérios, amadurecimento, e um sentimento muito especial por uma série de livros.


A escrita da Rainbow Rowell é muito boa. Envolvente, fluida e gostosa de ler. O livro tem um ritmo muito bom.


" - Cather! - disse ele, sorrindo. Começou a levantar-se assim que a viu - o que era mais complicado do que deveria ser; suas pernas e braços eram compridos demais para o restante do corpo.
- É Cath - ela disse.
- Tem certeza? - Ele passou a mão nos cabelos. Como se quisesse saber se continuavam bagunçados. - Porque eu gosto muito de Cather." (página 21)

O que não consegui colocar na cabeça é que Cath e Wren são irmãs gêmeas. Eu as imaginei bem diferentes. As duas têm interesses diferentes, e na história é citado que Wren tem o cabelo curto e Cath usa óculos.



Nos primeiros capítulos Cath me passou uma boa impressão. Ela é uma ótima protagonista. Às vezes ela tinha pensamentos bobos. Ela é cheia de dúvidas e medos. Para muitos leitores que são diferentes dela, que não sentem o mesmo que ela, Cath pode ser uma garota chata, sempre reclamando. Mas para mim foi o contrário. Eu me identifiquei diversas vezes com ela. Eu a entendia e sentia as mesmas angústias em certos capítulos. Penso que Cath 
evoluiu na parte do romance, mas ela não é uma personagem que evolui muito na história.

Podia citar várias coisas que me fizeram gostar de Cath por eu me ver muito nela, mas acho que o que mais se destaca é o fato de Cath amar escrever e ter medo de ficar com muita gente ao seu redor. Sim, essa sou eu também. Não sei puxar papo e fico desconfortável. Gostei também do estilo dela: Jeans. Camiseta. Cardigã.

Cath me encorajou também a escrever. A cada linha escrita por ela em sua fanfic de Simon Snow, eu ficava animada e pensava que poderia terminar qualquer uma das minhas histórias.


" - Eu pratico bastante - disse ela.
- Escrevendo?
- Sim. - Por um segundo, ela pensou em contar-lhe a verdade. Sobre Simon e Baz. Sobre um capítulo por dia e 35 mil cliques... - Escrevo um pouquinho - disse. - Todo dia, de manhã, pra me soltar." (páginas 84 e 85)

Eu gostei dos personagens no geral. Levi é uma graça, amoroso e dono de lindos sorrisos. Gostei muito de Art, o pai das meninas. Me peguei diversas vezes lembrando de mim e minha irmã quando lia algumas cenas de Cath e Wren.


" - Tô com saudade.
- Que bobagem. Te vi hoje de manhã.
- Não é o tempo - disse Levi, e ela podia escutar seu sorriso. - É a distância." (página 346)



Eu gostei do final. Fiquei feliz pela Cath, mas senti falta de algo. E esse algo era um detalhe que eu esperava que a Rainbow colocasse nos últimos capítulos. 

Rainbow Rowell conseguiu me fazer gostar de uma história criada dentro dessa história. Me apaguei bastante a Simon e Baz. Sinceramente, queria muito ler a série Simon Snow. E se eu pudesse ler a fanfic da Cath, Vá em frente, Simon, eu leria. Me interessei bastante nesse negócio de fanfiction. Acho superlegal.


" - Certo. Vamos começar com uma pergunta que não tem muito uma resposta... Por que escrevemos ficção?
(...)
Para poder ser outra pessoa, Cath pensou.
(...)
Pra nos libertarmos de nós mesmos.
(...)
Pra parar, pensou Cath.
Parar de ser qualquer coisa em qualquer lugar.
(...)
Pra desaparecer." (páginas 26 e 27)



A história de Fangirl, pra mim, não foi tão empolgante. Como disse lá no começo, ela tem um ritmo bom, porém, ficava esperando alguma coisa realmente boa acontecer. Afinal, são mais de 400 páginas, muita coisa podia se desenrolar, mas eu fiquei na expectativa. Em certos capítulos fiquei superanimada com as cenas e os diálogos, que são bem bacanas, engraçados, sérios, fofos, inteligentes (algumas frases eu queria falar na vida real). Nesses momentos eu me empolgava com a história.


" - Felizes para sempre, ou mesmo juntos para sempre, não é boboca - Wren disse. - É a coisa mais nobre, tipo, mais corajosa, que duas pessoas podem almejar." (página 376)

Quando cheguei ao final de Fangirl, pensei "Ah, terminei de ler. Que legal". De certa forma eu sinto falta da história e dos personagens, mesmo não tendo me apegado tanto.

A arte gráfica está linda. Os traços dos desenhos na capa, as fontes, as cores. E o cheiro desse livro é muito bom.

"Estou torcendo por você."


Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário