sábado, 27 de junho de 2015

Livro: A Lista - Cecelia Ahern


Título original: One Hundred Names
Autora: Cecelia Ahern
Editora: Novo Conceito
Páginas: 380
Ano: 2015
Nota: 5/5 + 

"Cem nomes. Uma promessa. Todo mundo tem uma história..."


Kitty Logan é uma jornalista de 32 anos que está passando por um péssimo momento de sua vida. Sua carreira está indo muito mal, as pessoas ao seu redor estão decepcionadas com ela e sua grande amiga e editora Constance está no hospital doente.

Após a morte da amiga, Kitty se vê diante de uma matéria que pode mudar tudo: Constance lhe deixou uma lista com cem nomes. Ela precisa encontrar uma ligação entre todos eles, ao mesmo tempo que encontra a si própria.



O primeiro livro que li da Cecelia Ahern foi Simplesmente Acontece, uma história contada inteiramente em cartas, e-mails e cartões. Foi algo diferente, e eu amei a escrita da autora. Comecei A Lista sem muitas expectativas, pois sabia que a narrativa seria padrão, e o enredo não focaria em um romance. Sim, comecei com um pé atrás, mas a cada capítulo, me jogava na história sem medo.


" - Alguns dizem que não devemos agir com base em nossos medos, mas, se não houver medo, onde estará o desafio?" - página 14

Cecelia sabe equilibrar humor, drama, romance e uma leve dose de mistério. O romance me surpreendeu muito. Eu não esperava algo tão fofo. Sério, senti milhares de borboletas no estômago e dei vários sorrisos bobos.



Amei a Kitty desde o primeiro capítulo. Ela tem seus defeitos, seus momentos de reflexão, suas ideias, seus momentos engraçados, situações difíceis, e isso tudo a fez uma protagonista completa que me conquistou logo de cara. Ela cresce na história e aprende muito, e foi maravilhoso acompanhar a Kitty nessa grande aventura, que não envolve apenas ela, e sim várias pessoas.

"As pessoas que não se consideram interessantes normalmente são as mais interessantes." - página 199

Em se tratando de personagens, a autora não decepciona. Todos são incríveis. Achei muito bacana o fato de a Kitty não apenas entrevistar as pessoas da lista. Para encontrá-las ou conversar com elas, Kitty conhece outras, e esses personagens secundários são fantásticos. As histórias de cada um são fascinantes, e alguns arrebataram meu coração. Apesar de Constance aparecer apenas uma vez, ela me passou algo muito bom. Ela é citada e lembrada constantemente na história. Birdie, Ambrose, Mary-Rose, Sam, Archie, e Steve, são apenas alguns dos personagens inspiradores de A Lista.



Ao mesmo tempo que o enredo é comovente, com cenas em que me concentrava e sentia cada palavra e história, tinha também capítulos descontraídos, com diálogos engraçados. Me diverti e aprendi muito com a Kitty e os outros.

"Todos nós cometemos erros, alguns mais, outros menos, mas ninguém é perfeito. É nessas ocasiões que nos transformamos em repórteres melhores e, o mais importante, em pessoas melhores." - página 13

A Lista traz uma linda mensagem. É tocante, adorável, mágico. A escrita da Cecelia tem algo de verdadeiro e profundo. É simples, rica e ela usa as palavras certas. Tem esperança e compaixão.



Avancei na leitura rapidamente, pois apesar de os capítulos serem longos e eu não quisesse que acabassem, eles passaram voando. E também porque a Cecelia criou um enredo levemente intrigante, e eu criei algumas teorias para a ligação entre as cem pessoas. Me envolvi tanto com a jornada da Kitty, com a situação dela, com as pessoas e suas histórias de vida tão diferentes, porém especiais da mesma forma. Esqueci até de colar os post-its em citações e cenas que gostei, de tanto que me encantei com o livro, pois mergulhei na história de A Lista e aproveitei cada brilhante linha.

" - E sobre o quê é a matéria?
- Sobre as pessoas que estão na lista.
- E quantas pessoas há nessa lista?
- Cem no total.
Mary-Rose arregalou os olhos.
- E qual será o tamanho dessa história?
Kitty sorriu.
- Qual é o tamanho da sua história?" - página 153

Sinto que eu precisava ler algo assim. Tudo bem, eu adoro romance, mas A Lista trouxe algo novo. Podia falar o dia inteiro sobre o livro, pois me emocionou e divertiu muito. Não queria que ele tivesse chegado ao fim, mas eu o devorei em poucos dias. Por mim, ele poderia ter mais trinta e dois capítulos. Recomendo de coração.

O livro tem um trabalho gráfico lindo, lindo. Amo a capa.
Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário