terça-feira, 25 de agosto de 2015

Livro: Isla e o Final Feliz - Stephanie Perkins


Título original: Isla and the Happily Ever After
Autora: Stephanie Perkins
Editora: Intrínseca
Páginas: 302
Ano: 2015
Nota: 5/5


" - Estou começando a achar que talvez não haja problema em ser uma tela em branco.
(...)
- Uma tela em branco oferece possibilidades infinitas." 

Isla é uma garota tímida e estudiosa. Durante as férias em Nova York, ela encontra Josh em uma cafeteria. Algo inusitado. É meia-noite e Isla está dopada por causa dos analgésicos que tomou depois que arrancou os sisos. Isla é apaixonada por Josh desde a primeira vez que o viu e nem acredita que está conversando com ele.

Em Paris, quando as aulas começam, Isla e Josh se aproximam e assim nasce uma delicada história de amor. Mas eles estão no último ano do ensino médio, e as dúvidas surgem. Precisam tomar decisões sobre eles mesmos, a família, o futuro, o namoro. Eles seguirão caminhos diferentes? Como vão lidar com isso? Acompanhe Isla e Josh em sua jornada de romance, fofura, dramas e decisões.




Isla e o Final Feliz é o livro que fecha a espécie de trilogia escrita pela fofíssima e talentosíssima Stephanie Perkins. Pela Editora Novo Conceito foram lançados Anna e o Beijo Francês e Lola e o Garoto da Casa ao Lado. As histórias dessas três garotas, Anna, Lola e Isla, são repletas de fofura, bons aprendizados e finais felizes. Além de ensinarem sobre família, amizade, amor, ser você mesmo, tomar decisões, e, claro, romances e personagens apaixonantes.




Isla é tímida, romântica, estudiosa. E apaixonada por Josh desde a primeira vez que o viu na escola. Bom, eu, particularmente, me identifiquei muito com a Isla. No começo achei que ela fosse ser meio obcecada pelo Josh. Mas não, tudo foi diferente. Mas tem algo que eu achei bem... bacana. Isla é tímida, tem suas dúvidas, seus medos, seus anseios, seus desejos. Mesmo com os acontecimentos dos últimos capítulos, Isla tem uma coragem. Uma coragem que eu não tenho. Ela me inspirou. E eu a admirei muito por isso, e por tudo que ela fez e disse.

"Josh sorri. Um sorriso largo, de alívio, que revela um par de covinhas raramente vistas. Eu poderia viver dentro dessas covinhas o resto da vida." - página 39

Eu quero um Josh pra mim. Esse foi um dos primeiros pensamentos que tive sobre ele. Mas, ao avançar na leitura, percebi uma coisa: Ele é da Isla. Eles se completam. Eles são lindos juntos. Pertencem um ao outro.



O livro tem um ritmo muito bom. Fiquei empolgada com o rumo da história, pois não achei ela previsível. E só depois fui percebendo aonde ia acabar. Literalmente. O lugar do final feliz.

Apesar de também ser repleto de fofura, bons momentos que me tiraram boas risadas, e Isla e Josh serem perfeitos juntos, eu senti que Isla e o Final Feliz foi mais dramático. Com mais cenas sérias, mais dúvidas sérias. Como li Anna e Lola há mais de um ano (Meu Deus, achava que esse momento, ler e resenhar Isla, não ia chegar nunca), não lembro de ter me emocionado enquanto lia. Fiquei triste neste livro, pois ele possui separações e despedidas. Mas também fiquei muito feliz, com um sorriso de orelha a orelha e muitas, tipo milhões, de borboletas no estômago. Fiquei com friozinho delicioso na barriga.



A escrita da Stephanie é incrível. Ela conduz a história perfeitamente. É leve, envolvente, fluida, delicada, sem rodeios. Capítulos curtos, que me prenderam e me deixaram imersa na história com os personagens. Foi fantástico. Essa mulher é maravilhosa.

Acho que duas coisas não me fizeram dar um coração de favorito para Isla e o Final Feliz. Depois de certos acontecimentos, eu senti que a narrativa ficou um pouco repetitiva. Sei que a Isla estava refletindo sobre seus atos e sobre sua vida, mas mesmo assim me cansei um pouco daqueles parágrafos.

Eu realmente senti falta de personagens secundários bacanas com quem eu me preocupasse também. Esse foi um ponto que me decepcionou. Personagens secundários que completassem perfeitamente a cena, o ambiente. Kurt, Hattie e Gen não cumpriram, para mim, esse papel.



"Se continuar na sua zona de conforto, nunca vai descobrir quem é. Eu sei quem você é e amo você desse jeito." - página 242

E o capítulo trinta? AimeuDeus, o capítulo trinta. Recheado de fofura, gente bonita e uma saudade imensa dos personagens queridos da Stephanie. Eu amei, amei, amei cada linha, olhar, gesto e aquela surpresa incrível no final dele. Meu capítulo favorito, com certeza.

O final é... é um amor. Como a Stephanie sempre faz, claro. Mas esse final, o final de Isla, que também me mostrou um pouquinho de Anna e St. Clair e Lola e Cricket, e até da Meredith, foi diferente. Foi um aperto no peito. Um adeus. E sim, fiquei com muitas saudades. Todos eles são casais que eu adoraria conhecer. Conversar e rir enquanto comemos uma pizza no Pizza Pellino. Pois eu amo eles. São personagens adoráveis.

LEIAM OS LIVROS DA STEPHANIE PERKINS!

Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário