terça-feira, 26 de abril de 2016

A SEREIA de Kiera Cass


Título: A Sereia
Título original: The Siren
Autora: Kiera Cass
Editora: Seguinte (selo da Companhia das Letras)
Páginas: 323
Ano: 2016
Nota: 5/5

"Uma menina misteriosa.
O garoto de seus sonhos.
A Água entre eles."

Sinopse (Seguinte): Anos atrás, Kahlen foi salva de um naufrágio pela própria Água. Para pagar sua dívida, a garota se tornou uma sereia e, durante cem anos, vai precisar usar sua voz para atrair pessoas até o mar e afogá-las. Kahlen está decidida a cumprir sua sentença à risca, até que conhece Akinli. Lindo, carinhoso e gentil, o garoto é tudo com que Kahlen sempre sonhou. Apesar de não poderem conversar - pois a voz da sereia é fatal -, logo surge uma conexão intensa entre os dois. É contra as regras se apaixonar por um humano, e se a Água descobrir a sereia será obrigada a abandoná-lo para sempre. Mas pela primeira vez, em muitos anos de obediência, Kahlen está determinada a seguir seu coração.



Escolhi ler A Sereia porque, além de a escrita da Kiera Cass ser maravilhosa, o livro é curto, e queria ler algo rápido antes que um certo livro chegasse. A premissa de A Sereia é bastante interessante.

Nos primeiros capítulos achei Kahlen sem graça e ao longo da leitura um pouco dramática. Porém, aos poucos ela foi se tornando uma ótima protagonista. Com seus momentos mais dramáticos, como disse antes, mas com sentimentos guardados, decisões a tomar, dúvidas surgindo, frustrações. Então bem depois de ter terminado o livro, percebi que não tinha compreendido completamente a protagonista. O que me fez ficar decepcionada comigo mesma.

Akinli derreteu meu coração desde sua primeira aparição. Meu Deus, ele é fofo demais. Simpático, inteligente, cavalheiro, engraçado, bonito, fofo, fofo, fofo. Amei muito a relação dele com Kahlen, de como arrumou um jeito de se comunicar com ela, fazendo seus diálogos serem incríveis. Preciso admitir que gostava mais quando ele aparecia. Um dos melhores mocinhos já criados.



Achei muito interessante a relação entre a Água e as sereias. Um ser superior, mas também uma mãe, amiga, ouvinte. Achei linda a relação de irmãs entre as garotas. Elas contam uma com a outra, se preocupam, se apoiam, se amam.

Temos alguns personagens secundários na história, incluindo as sereias com quem Kahlen vive. Mas Miaka, Aisling e Julie se destacaram para mim.

" - E se não houver espaço para o amor? - perguntou baixinho, apoiando a cabeça sobre o meu ombro.
- Não seja boba - respondi ao passar um braço pelo ombro dela. - Sempre há espaço para o amor, nem que seja uma frestinha. Isso basta." - página 211

A Sereia é carregado de trechos lindos, falando muito sobre sentimentos. E o jeito como Kiera Cass os colocou na história foi mágico. Repleto de simplicidade e delicadeza.



Senti que não estava me conectando com a história. Achei genial e cruel tudo que envolvia a mitologia adaptada pela autora, mas ao mesmo tempo nada acontecia, nada me empolgava. Mas não sei por que, a partir do capítulo nove, bem precisamente, algo despertou em mim e eu mergulhei na trama. Me vi superenvolvida com Kahlen e Akinli e toda a fofura dos dois.

PORÉM, depois de um acontecimento que me fez pirar, não acreditar, enlouquecer de raiva e várias outras reações, fiquei sem ler por três dias. Fiquei de mal com a Kiera CassMas eu me recusava a não terminar um livro da autora, porque, meu Deus, é a Kiera Cass!

Então peguei A Sereia para ler novamente. Faltavam doze capítulos. Sentei, li e não parei mais. A partir daquele momento a história ficou bem instigante, e me deixou sem nenhuma teoria para o final. E eu terminei. E ainda é difícil colocar em palavras o que achei daquele desfecho.

Foi simples, lindo, um pouco triste, cheio de profundidade. Foi adorável, mas eu queria mais. Aquele epílogo bem que podia ser mais longo.

"É engraçado pensar nas coisas a que nos apegamos, nas coisas de que lembramos quando tudo acaba." - página 9

Foi uma experiência diferente ler A Sereia, e especial de algum jeito.

Abraços e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário