sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

LEITURAS DO MÊS: Dezembro 2016


Olá. Estou aqui para falar sobre as minhas leituras de dezembro e também as últimas de 2016. Bom, preciso dizer que fiquei muito feliz em ler esses dois livros em dezembro, pois quando comecei o primeiro, pensava que leria apenas ele pelo fato de ser grande (minha meta foi ler quatro capítulos por dia). Mas então quando terminei essa leitura dia 25, me vi ainda com seis dias para ler outro livro. Escolhi fazer uma leitura de Natal, que antes estava sem esperanças de conseguir, e acabei devorando o livro em quatro dias. Confira minha opinião sobre as duas histórias:


A 5ª ONDA | Rick Yancey | A 5ª Onda #1 | Fundamento | Nota 4/5

Começo dizendo que quis ler o livro por causa do filme. Quando assisti à adaptação de A 5ª Onda, achei o filme bem fraco, então decidi ler o livro (que comprei no sebo!) para ter certeza de que a história não era ruim. O resultado foi: Quero ler a sequência! Mas não de um jeito desesperado, apenas estou curiosa sobre o rumo que o enredo vai tomar.

A 5ª Onda conta sobre uma invasão alienígena feita em ondas. Com a 4ª onda acontecendo, e não podendo confiar em ninguém, Cassie Sullivan está fugindo dos Outros e indo em busca de seu irmão, Sam. No caminho ela conhece Evan Walker, e começa a se questionar sobre o quanto pode confiar nele. O livro conta sobre esperança, confiança, perdas, lutas internas e com armas, e sobre manter sua humanidade intacta.

Eu gostei muito da Cassie. Ela é sarcástica, inteligente e forte. Mas não é minha personagem favorita. Zumbi é, com certeza, um dos meus queridinhos. Eu gostei dele no filme e no livro. Mas não quero mesmo começar a comparar o livro com a adaptação. Okay, talvez um pouco.

Algo que gostei muito foram os relacionamentos entre os personagens. E não, não estou falando de Cassie e Evan, pois não foi algo muito relevante para mim. Eu gostei mesmo foi da relação entre Cassie e seu pai, Cassie e Sam, Zumbi e Nugget, Zumbi e Esp. Foi tudo bem mais profundo e complexo do que no filme, em que senti tudo superficial e, infelizmente, achei que os atores não interpretaram bem os personagens (e não curti os efeitos especiais).

A escrita do autor me fez ficar vidrada. Foi peculiar, envolvente, fluida. Eu adorei a troca de narrador para que soubéssemos não apenas o que Cassie estava pensando e vivendo, mas também a história mais completa, o outro lado dela. Gostei muito da divisão em partes, e dentro dessas partes vários capítulos em sua maioria curtos.

Eu entendi melhor a história lendo o livro, pois há mais detalhes e o ritmo é perfeito, com tudo em seu lugar, apesar de eu achar que teve muitos capítulos para Cassie e Evan. Não é que eu não goste deles como casal, é que às vezes eu não queria mais ler sobre eles, e sim sobre os outros personagens. E também consegui visualizar muito bem as cenas e lugares, pois lembrava do filme. E claro, na adaptação há várias pequenas mudanças, mas acredito que nada muito transformador para o enredo.

Bom, para finalizar, descreveria A 5ª Onda assim: Enredo muito bem construído. Escrita peculiar. Protagonista forte.

O CADERNINHO DE DESAFIOS DE DASH & LILY | David Levithan e Rachel Cohn | Galera Record | Nota 5/5 + 

O caderninho de desafios de Dash & Lily conta sobre esses dois adolescentes que começam a se comunicar por meio de um caderninho vermelho colocado entre os livros da livraria Strand e planejado por Langston, irmão mais velho de Lily. Dash e Lily vão compartilhar segredos, medos, sonhos e pensamentos enquanto o Natal e Ano Novo acontecem.

Fiquei completamente apaixonada por esse livro. O enredo é instigante, Dash e Lily são protagonistas incríveis e inteligentes de um jeito sensacional, a narrativa é envolvente e viciante. Os personagens secundários são demais e todos têm uma importância bem legal para a história. Tem Natal, um amor por livros e palavras, diálogos que eu queria ter na vida real. Enfim, me diverti muito lendo (dei pequenas risadinhas e também altas risadas), e penso que conta muito além de dois adolescentes e seus encontros, desencontros e desafios. Fala sobre esperança também, e muito, muito mais. Foi uma leitura deliciosa de Natal que eu amei muito e até queria falar mais sobre, porém gosto de carregar essa sensação maravilhosa comigo.

Abraços e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário