quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

DAMA DA MEIA-NOITE de Cassandra Clare


Os Artifícios das Trevas #1
Título: Dama da Meia-Noite
Título original: Lady Midnight
Autora: Cassandra Clare
Editora: Galera Record
Páginas: 574
Ano: 2016
Nota: 5/5 + 

"Somos ligados um ao outro, Emma, conectados; respiro quando você respira, sangro quando você sangra, sou seu e você é minha, você sempre foi minha, e eu sempre, sempre pertenci a você!"

Sinopse: Em um mundo secreto, no qual guerreiros Nephilim - metade humanos, metade anjos - juram combater demônios e manter a paz, parabatai é uma palavra sagrada.

Um parabatai é seu melhor amigo. Seu parceiro na batalha. Alguém a quem se jura lealdade eterna. Parabatai viveriam e morreriam um pelo outro. Mas nunca, jamais podem se apaixonar.

Emma Carstairs é uma guerreira, uma Caçadora de Sombras: a melhor de sua geração. Ela vive para lutar. E faz isso ao lado de seu parabatai, Julian Blackthorn. Juntos eles patrulham as ruas de Los Angeles, onde vampiros fazem a festa na Sunset Strip, e fadas - as mais poderosas das criaturas sobrenaturais - tentam se manter na linha depois de uma guerra com os Caçadores de Sombras.

Quando os corpos de fadas e de humanos assassinados começam a aparecer com as mesmas marcas encontradas nos pais de Emma, há alguns anos, uma aliança preocupante se forma. É a chance de Emma se vingar, mas também a oportunidade de Julian recuperar o irmão mais velho, Mark, prisioneiro do Povo das Fadas e integrante da Caçada Selvagem desde a Guerra Maligna - que alçou Clary Fairchild e Jace Herondale ao posto de Caçadores de Sombras-celebridade. Tudo que Emma, Mark e Julian precisam fazer é resolver o mistério dos assassinatos em duas semanas...

A busca pela verdade leva Emma de cavernas repletas de magia junto ao mar a uma loteria bizarra na qual a morte é convidada de honra. A cada pista desvendada, mais segredos  se revelam. O que Julian vem escondendo de Emma? Por que a Lei dos Caçadores de Sombras proíbe os parabatai de se apaixonarem? O que houve com Mark enquanto estava na Caçada? Quem realmente matou os pais de Emma? E, principalmente, ela é capaz de suportar todas estas verdades?


Como é bom ler Cassandra Clare. Como é bom ler sobre o mundo dos Caçadores de Sombras. Como é bom conhecer novos e incríveis personagens dentro desse universo tão único e rico.

A escrita da Cassie está mais clara e fluida neste livro, sendo evidente seu crescimento desde o primeiro lançado. Aos poucos, apesar dos capítulos enormes, era impossível terminar um e não querer desesperadamente ler o próximo.

Dama da Meia-Noite tem um ritmo mais lento, mostrando mais dos personagens e do que está acontecendo em seus corações, seu dia a dia, e pra mim isso tudo foi genial.


Emma é uma guerreira em busca de vingança pela morte dos pais. Mas ela também tem seus momentos frágeis, e isso me fez amá-la, pois apesar de sempre querer demonstrar que é forte e segura, ela tem medos, desejos, pensamentos que a consomem. 

Julian é um amor. Ele não é o irmão mais velho, mas precisa ser, e ainda precisa ser um pai. Julian é um artista pelo qual me encantei desde o começo. Ele é um garoto calmo, com muitas responsabilidades, e que muitas vezes tranquiliza os outros. Mas ele também é forte, e guarda consigo segredos e pensamentos. Às vezes sofre sozinho. 

Quando eu terminei o livro, pensei "Vai ser difícil algum outro casal superar Emma e Julian". Eles encontram força um no outro, se completam e se tornam apenas um quando estão lutando. Eu amei cada parágrafo, cada informação, cada conversa sobre parabatai. Descobrimos, finalmente, o motivo de parabatai não poderem se apaixonar. Mas antes disso, acompanhamos os sentimentos conflituosos e confusos de Emma e Julian.


Aprendi a amar Mark e Cristina, e os outros Blackthorn ganharam meu coração logo no começo. Eles têm características semelhantes, mas possuem personalidades diferentes, e foi muito bacana ver todos reunidos para ajudar na investigação dos assassinatos, cada um contribuindo com livros, pesquisas, traduções, decifrando pistas, detalhes e informações. Me emocionei com os momentos lindos entre irmãos: Mark e Julian, Ty e Julian. 

Na minha opinião o romance é o grande foco, ao mesmo tempo que as investigações aconteciam, o mistério pairava no ar e eu, intrigada, criava teorias. Um grande diferencial do livro, é que Emma é uma Caçadora de Sombras experiente no quesito namoro. Já Julian, por sempre ter cuidado das crianças, nunca teve experiências amorosas. Emma não é uma garota que foi jogada no mundo dos Caçadores de Sombras, então ela não é uma mocinha indefesa, que precisa ser salva, mas sim uma das melhores Caçadoras de Sombras de sua geração, que muitas vezes se lança no perigo sozinha.


Várias coisas me deixaram chocada, irritada, sem fôlego. Novos detalhes, cenários e personagens me surpreenderam. Mas também me diverti muito acompanhando Emma, Cristina e os Blackthorn, pois o humor estava presente nos diálogos, nas pequenas coisas que aconteciam quando estavam juntos, por exemplo, na cozinha do Instituto.

Quando os personagens de As Peças Infernais e Os Instrumentos Mortais eram citados, e quando de fato apareceram, eu fiquei muito feliz e emocionada.


"Às vezes, ela pensou, era como se ela fosse uma pipa e Julian a pessoa empinando: ela voava no alto, e ele a mantinha presa à terra. Sem ele, ela se perderia entre as nuvens." - página 191

Enfim, o final de Dama da Meia-Noite me deixou muito curiosa para Lord of Shadows, e acredito que essa trilogia ainda guarda muitas surpresas. Eu amei ter voltado para esse mundo tão bem construído pela Cassie, e ao mesmo tempo que era reapresentada a ele, tudo era familiar. As mais de 500 páginas foram devoradas mais depressa do que eu imaginava.

Nem preciso comentar que a edição do livro tá demais, com o brilho, o mapa, o capítulo extra no final...

Abraços e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário