terça-feira, 16 de janeiro de 2018

As melhores leituras de 2017


Olá. Em 2017 eu favoritei 20 livros. 20 histórias incríveis que amei ler, que me fizeram sentir várias emoções e ter várias reações. Não levando em consideração algumas decepções literárias que aconteceram, 2017 foi um ano de leitura maravilhoso.

Para a postagem de melhores do ano decidi escolher apenas 5 livros para escrever sobre. Favoritei vários, eu sei, e esses livros também me deixaram empolgada, apaixonada, refletindo. Entre os 20 favoritados há, por exemplo, Carina Rissi e Cecelia Ahern, e eu amo essas escritoras e suas histórias lidas em 2017. Porém quero escrever sobre aqueles livros que entraram para além da lista de favoritos, mas também para o coração. Aquelas histórias que nos deixam sem palavras suficientes para explicar o que sentimos enquanto estávamos lendo. Então, em ordem de leitura, conheçam as 5 melhores leituras de 2017!


DAMA DA MEIA-NOITE de Cassandra Clare


"Como é bom ler Cassandra Clare. Como é bom ler sobre o mundo dos Caçadores de Sombras. Como é bom conhecer novos e incríveis personagens dentro desse universo tão único e rico.

Dama da Meia-Noite tem um ritmo mais lento, mostrando mais dos personagens e do que está acontecendo em seus corações, seu dia a dia, e pra mim isso tudo foi genial." 
- Trecho da minha resenha

O primeiro livro da trilogia Os Artifícios das Trevas foi completamente diferente e viciante. Ao mesmo tempo que eu iniciava uma nova história no mundo dos Caçadores de Sombras, com novos personagens, elementos, cenários e emoções, eu me sentia em casa. A escrita da autora está mais clara e envolvente, os personagens incríveis e a história é interessante do começo ao fim, rica em detalhes.

BOA NOITE de Pam Gonçalves


"Boa Noite é um livro necessário. Fala sobre abuso sexual, assédio, machismo e feminismo. É um livro, acima de tudo, GIRL POWER, pois na história garotas se unem, construindo amizades, construindo um time, para lutar contra algo que a sociedade muitas vezes esconde. E através de histórias secundárias, a Pam também abordou assuntos como homofobia e racismo." 
- Trecho da minha resenha

O primeiro livro solo da Pam foi incrível. A escrita leve dela, abordando um assunto pesado porém necessário de ser discutido, foi maravilhosa. Tudo foi muito bem construído: Os personagens, o cenário da faculdade e da república, o clima das cenas, além dos outros assuntos abordados na narrativa. A história foi emocionante e envolvente.

FIQUEI COM O SEU NÚMERO de Sophie Kinsella


"Preciso dizer o quanto eu amei esse livro. Amei a escrita simples, envolvente e rápida. Amei muito a Poppy, pois apesar de seus erros, ela é uma pessoa maravilhosa, divertida e inteligente. Amei Sam." - Trecho do meu comentário sobre o livro

Sophie Kinsella se tornou uma das minhas escritoras queridinhas depois dessa leitura. Esse foi um Chick-Lit com muitas e muitas coisas acontecendo e que me ganhou rapidamente. Poppy é demais, a história não é nada previsível, é divertidíssima, viciante, apaixonante e muito bem escrita.

O SOL É PARA TODOS de Harper Lee


"Racismo, preconceito entre classes sociais, assuntos vistos pelos olhos de uma menina, com toda sua inocência e opinião forte. Os diálogos, pensamentos e questões levantadas por Scout. Cada capítulo era um tapa na cara por causa de algo que Scout tenha dito, feito ou perguntado. Tudo o que ela aprende com Atticus, as aventuras com Jem e Dill.
(...) Scout é uma protagonista para guardar no coração."
- Trecho do meu comentário sobre o livro

O clássico de Harper Lee ganhou meu coração completamente com a escrita da autora, a narrativa da Scout, os questionamentos dela, a presença de Atticus e seus ensinamentos, as lições que a história passa. Toda a inocência da protagonista, sua visão sobre as coisas, os personagens, as questões que o livro levanta. Tudo é absolutamente incrível.

PASSARINHA de Kathryn Erskine


"O que dizer de um livro que já nas primeiras páginas lemos que é altamente recomendável e que é vencedor do National Book Award de 2010? Passarinha é um livro de peso, importante, que a cada página, através da narrativa de Caitlin, nos faz mergulhar na vida de uma menina que tem muitas e muitas coisas para nos ensinar, e que também vai aprendendo durante suas descobertas." 
- Trecho do meu comentário sobre o livro

A leitura desse livro aconteceu na hora certa e foi uma experiência maravilhosa. A história é tocante e emocionante, me ajudou muito a entender melhor o autismo, carrega lições lindas e nos mostra uma menina esperta com muito a nos ensinar.

Abraços e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário