quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

LEITURAS DO MÊS: Novembro e dezembro 2017


Olá. Decidi juntar as leituras de novembro e dezembro e escrever sobre elas em uma postagem só. Comecei novembro lendo Ler, viver e amar, das autoras Jennifer Kaufman e Karen Mack, que eu comprei em um sebo e achei a sinopse interessante, porém abandonei a leitura quando estava quase na página 100 pois a história não estava fluindo, eu não estava feliz lendo. Então peguei Passarinha para ler, e essa foi uma das melhores decisões que já fiz. Foi aquele livro que você sabe que está lendo na hora certa. Enfim, li poucos e bons livros, dois em cada mês, e você confere minha opinião abaixo:


PASSARINHA | Kathryn Erskine | Valentina | Nota 5/5 + 

"No mundo de Caitlin, tudo é preto e branco. Qualquer coisa entre um e outro dá uma baita sensação de recreio no estômago e a obriga a fazer bicho de pelúcia. É isso que seu irmão, Devon, sempre tentou explicar às pessoas. Mas agora, depois do dia em que a vida desmoronou, seu pai, devastado, chora muito sem saber ao certo como lidar com isso. Ela quer ajudar o pai - a si mesma e todos a sua volta -, mas, sendo uma menina de dez anos de idade, autista, portadora da Síndrome de Asperger, ela não sabe como captar o sentido.

Caitlin, que não gosta de olhar para a pessoa nem que invadam seu espaço pessoal, se volta, então, para os livros e dicionários, que considera fáceis por estarem repletos de fatos, preto no branco. Após ler a definição da palavra desfecho, tem certeza de que é exatamente disso que ela e seu pai precisam. E Caitlin está determinada a consegui-lo. Seguindo o conselho do irmão, ela decide trabalhar nisso, o que a leva a descobrir que nem tudo é realmente preto e branco, afinal, o mundo é cheio de cores, confuso mas belo.

Um livro sobre compreender uns aos outros, repleto de empatia, com um desfecho comovente e encantador que levará o leitor às lágrimas e dará aos jovens um precioso vislumbre do mundo todo especial dessa menina extraordinária." - Skoob

O que dizer de um livro que já nas primeiras páginas lemos que é altamente recomendável e que é vencedor do National Book Award de 2010? Passarinha é um livro de peso, importante, que a cada página, através da narrativa de Caitlin, nos faz mergulhar na vida de uma menina que tem muitas e muitas coisas para nos ensinar, e que também vai aprendendo durante suas descobertas.

Ler Passarinha foi uma experiência incrível. Li o livro no tempo certo, pois na faculdade eu estava cursando uma cadeira chamada Educação Inclusiva, e Caitlin me ajudou muito quando o assunto nas aulas era Autismo e Síndrome de Asperger. Acredito muito que Passarinha deva ser uma leitura de escola e faculdade.

Foi uma leitura especial por várias razões. Há referências sobre O Sol é Para Todos, e isso me deixou emocionada e muito feliz. É Caitlin quem narra a história, uma menina de dez anos com toda sua inocência e questões, e ela me fez lembrar da Scout de O Sol é Para Todos. Conta uma história de empatia, tocante e sensível. Em cada capítulo aprendemos alguma lição, seja nos pensamentos da Caitlin, nas conversas dela com o pai, com a orientadora, com o amigo que ela faz, ou com outras pessoas. A escrita da autora é simples e envolvente, contada de um jeito diferente, pois não há diálogos, e sim parágrafos em itálico representando as falas. A sinceridade da Caitlin, tudo de bom e puro que ela nos mostra, através de atitudes, pensamentos e diálogos. Tudo nesse livro me deixou completamente encantada. Amei demais e recomendo sempre. Leiam!


SOMOS TODOS EXTRAORDINÁRIOS | R. J. Palacio | Intrínseca | Nota 5/5 + 

"Extraordinário é um romance apaixonante e inspirador, que já tocou a vida de quase meio milhão de leitores só no Brasil. Publicada pela primeira vez em 2013, a história que acompanha o carismático Auggie Pullman, um menino de dez anos com uma grave deformidade facial que começa a frequentar a escola pela primeira vez, ganha agora uma edição dedicada às crianças, cuidadosamente pensada e elaborada com a intenção de levar a elas a forte mensagem de inclusão e gentileza que a autora R. J. Palacio imprimiu à sua obra.
Resgatando elementos da história original e inserindo os personagens em um mundo ilustrado que representa a imaginação do menino, Somos todos extraordinários vai deliciar todos os que já se emocionaram e os que ainda vão se emocionar com essa incrível história de superação, amizade e, acima de tudo, amor." - Skoob

A leitura do livro foi simples, rápida e cheia de significado. Acredito que seja um livro essencial para se trabalhar na escola com as crianças sobre gentileza e tolerância. As ilustrações são lindas, a edição impecável e é uma história que pode ser lida várias vezes no mesmo dia ou ainda na parada de ônibus enquanto espera. 


AUGGIE & EU | R. J.Palacio | Intrínseca | Nota 5/5

"A história de Auggie Pullman, o menino de aparência incomum que tem encantado milhares de leitores desde o lançamento do romance Extraordinário, em 2013, ganha agora novas perspectivas: Julian, Christopher e Charlotte, personagens da vida de Auggie, narram nos três contos reunidos no livro Auggie e eu seus encontros e desencontros com o amigo extraordinário.

O capítulo do Julian dá voz a um personagem controverso: o menino que liderava o bullying contra Auggie na escola. Enfim temos a oportunidade de entender o que o levou a agir dessa forma e o que Julian pensa das próprias ações. Em Plutão, o narrador é Christopher, o primeiro amigo de Auggie. Os dois meninos compartilham lembranças da infância e, apesar de terem se distanciado, aprendem que boas amizades sempre valerão um esforcinho a mais. Shingaling mostra Auggie pelos olhos de Charlotte, a única menina entre as três crianças escolhidas para apresentar a Auggie sua nova escola. Com ela entramos no universo das garotas e vemos como a chegada de Auggie afetou as relações entre elas.

Para quem sente saudades do menino cativante de feições e personalidade extraordinárias e tem curiosidade em saber mais sobre sua história, Auggie & eu é um verdadeiro presente." - 

O CAPÍTULO DO JULIAN: Mesmo depois de ler o conto, ainda não gosto do personagem e não fiquei satisfeita com a explicação da razão para ele não gostar do Auggie e praticar bullying. Porém gostei da evolução do Julian e da conversa que ele tem com a avó, da história que ela conta para ele.

PLUTÃO: Gostei da perspectiva do Christopher, do fato da história se passar em um dia, de ter lembranças entrelaçadas no conto e também de Christopher ter uma ligação especial com Auggie.

SHINGALING: Iniciei o conto interessada, porém comecei a perceber que Charlotte, mesmo não praticando bullying com Auggie, também não estava do lado dele pois tinha medo do que os outros podiam pensar e dizer. Em um momento a leitura ficou chata e eu queria muito finalizar o livro, porém voltou a ficar bom e terminei satisfeita.

A escrita da R. J. Palacio é fluida e simples, e achei interessante ela mostrar o que estava acontecendo com esses três personagens, a perspectiva deles sobre Auggie e outras coisas, para contextualizar ainda mais a história. Algo que notei foi que cada conto tem sua surpresa e que todos nós erramos mas podemos mudar.


O PRESENTE | Cecelia Ahern | Novo Conceito | Nota 5/5

"Todos os dias, Lou Suffern luta contra o tempo. Ele tem sempre dois lugares para ir, tem sempre duas coisas a fazer. Quando dorme, sonha com os planos do dia seguinte, e, quando está em casa, com a esposa e os filhos, sua mente está, invariavelmente, em outro lugar.

Numa manhã de inverno, L"ou encontra Gabe, um morador de rua, sentado no chão, sob o frio e a neve, do lado de fora do imenso edifício onde Suffern trabalha. 

Os dois começam a conversar, e Lou fica muito intrigado com as informações que recebe de Gabe; informações de alguém que tem observado uniões improváveis entre os colegas de trabalho de Lou, como os encontros da moça de sapatos Loubotin com o rapaz de sapatos pretos...

Ansioso por saber de tudo e por manter o controle sobre tudo, Lou entende que seria bom ter Gabe por perto — para ajudá-lo a desmascarar associações que se formam fora de suas vistas — e lhe oferece um emprego.

Mas logo o executivo arrepende-se de ajudar Gabe: sua presença o perturba. O ex-mendigo parece estar em dois lugares ao mesmo tempo, e, além disso, Gabe lhe fala umas coisas muito incomuns, como se soubesse do que não deveria saber... 

Quando começa a entender quem é realmente Gabe, e o que ele faz em sua vida, o executivo percebe que passará pela mais dura das provações. 

Esta história é sobre uma pessoa que descobre quem é. Sobre uma pessoa cujo interior é revelado a todos que a estimam. E todos são revelados a ela. No momento certo." Skoob

O Presente foi um livro repleto de surpresas, teorias minhas, uma escrita fluida e uma história curiosa e instigante. Cecelia Ahern me surpreendeu, mesmo sem muitas explicações mais aprofundadas, com suas palavras e lições e um discurso forte e sensível no final. Foi uma leitura de Natal interessante, a última de 2017, que me deixou ao mesmo tempo feliz e triste, e eu gostei muito de ter tido essa experiência, pois a história te faz refletir sobre família, amor e tempo.

Abraços e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário