terça-feira, 17 de novembro de 2015

Livro: Destinado - Carina Rissi


Aconselho a conferir essa resenha quem já leu Destinado, pois falei demais. Boa leitura!

Perdida #3
Autora: Carina Rissi
Editora: Verus
Páginas: 460
Ano: 2015
Nota: 5/5 + 

"As memórias secretas do sr. Clarke."

Sinopse (Verus Editora): Ian Clarke é um homem de sorte e sabe muito bem disso. Ele encontrou a felicidade que tanto almejava ao lado de sua amada (e complicada) Sofia. Não que tenha sido fácil — mas o que é simples quando o assunto é sua esposa? O destino tem sido gentil, e por essa razão Ian se esforça tanto para ser um bom marido, um bom pai, um bom irmão.

Entretanto sua felicidade começa a ruir no baile de aniversário de sua irmã, Elisa. Ian assiste, impotente, enquanto sua vida perfeita se transforma em uma terrível catástrofe. A noite é desastrosa, e Elisa, a menina que ele jurou proteger, se torna alvo de um escândalo. 

Mas o pior ainda está por vir. Um assunto do passado, um pesadelo que há muito o persegue, retorna para assombrá-lo. Aterrorizado com a possibilidade de perder Sofia outra vez, Ian segue seu coração na tentativa de proteger a mulher que ama, sem se importar com as consequências. Ele só não suspeitava de que o preço a pagar seria tão alto...



Escrevi essa resenha alguns dias depois de ter terminado a leitura de Destinado. Durante esses dias li outro livro e escrevi sua resenha. Então, se eu não sabia o que escrever sobre Destinado logo depois de acabá-lo, agora que ficou difícil mesmo.

"Às vezes a vida é boa. Algumas vezes é fácil. Raramente é perfeita." - página 9

Destinado foi um livro muito esperado. Ele é o terceiro da série Perdida e conta, pela perspectiva do querido sr. Clarke, mais um capítulo da história de Sofia e Ian. Desta vez o casal mais lindo do mundo literário se aventura no século vinte e um, nos proporcionando uma jornada de amor, mistério e humor.

Foi muito legal acompanhar Sofia e Ian. O livro é enorme, mas a Carina Rissi conta tanta, mas tanta coisa, e eu me senti tão bem lendo a história dela, que o livro poderia ter mais 400 páginas.



A escrita da Carina ao mesmo tempo que é leve, é também profunda, descrevendo sentimentos e emoções que transbordam das páginas. A escrita dela é adorável, levando toda a história ao último capítulo maravilhosamente bem.

Demorei a me acostumar com o ponto de vista do Ian. Às vezes eu me pegava pensando que era a Sofia narrando, em outras queria que fosse realmente ela. Mas foi muito bacana ver quanto o Ian a ama, a deseja, a admira, a protege. O modo como ele observava o mundo de Sofia e descrevia as coisas para o leitor do jeito dele, foi hilário. As lembranças que ele tem, sejam com a Sofia ou sua família, são repletas de amor e carinho. Vi um filho, um pai, um amigo, um irmão, um marido, um cavalheiro. Vi certas facetas do sr. Clarke que me surpreenderam. Mas Ian é sempre amor.

"A mulher que surgira em minha vida como um meteoro, devastando tudo o que eu conhecia, modificando meu mundo, alterando-o para sempre e o deixando mais bonito, trazendo sentido a ele. Lembrava-me da mulher que amei desde o primeiro instante, desde o primeiro olhar, que havia me ensinado a enfrentar tudo de maneira diferente, que me mostrara quão maravilhosa a vida pode ser, mesmo quando tudo parece perdido.
Minha mulher. Minha Sofia." - página 384

Em certos momentos me perguntei como a Carina encaixaria Marina, a filha de Sofia e Ian, na história, por ela ficar longe dos pais. Mas Carina fez tudo certo, e eu me apaixonei instantaneamente por Marina, com certeza a criança mais linda que já tive o prazer em conhecer pelo mundo dos livros. Ela é um doce com seus pocós e papas.

É incrível como a Carina dá espaço para cada um dos seus personagens, sejam eles principais ou secundários. Não posso deixar de comentar que amei demais Rafa e Nina. Eles foram incríveis e eu adoraria ler um livro só deles.



Eu estava com medo de Destinado não se tornar favorito, pois apesar de a história ser maravilhosa, de a Carina escrever muito bem, de os personagens serem apaixonantes, e de eu ter marcado várias citações e cenas com todo o meu post-it amarelo, em algum momento da leitura eu não estava me sentindo empolgada. Então, sim, entrei em pânico. Até hoje todos os livros que li da autora se tornaram favoritos, e como Destinado é um livro muito especial, não poderia ser diferente. Comecei a ler cheia de expectativas, e acho que pelo Ian ir perdendo a memória a cada capítulo, e a Sofia explicando várias vezes as mesmas coisas a ele, senti que ficou repetitivo. Me sinto mal escrevendo isso, sinceramente, mas tudo que a Carina escreve, para mim, é perfeito. 

Porém, depois daqueles últimos capítulos, daquele final, que me arrancou várias reações, eu não consegui não dar um coração bem bonito de favorito para Destinado.



"Eu a amo cada dia mais, a cada dia de uma maneira diferente. (...) E será assim por toda a vida, pois eu nasci para amar você.

Existem amores que foram feitos para durar a vida toda. O nosso, eu sei, é assim. Porque eu também nasci para amar você, Ian." - página 405

Carina Rissi me deixou feliz ao virar a última página de Destinado. Eu me senti realizada. Eu sorri, dei boas risadas, suspirei, quebrei a cabeça com teorias sobre certas coisas, fiquei com um nozinho na garganta, fiquei aflita, me surpreendi. Enquanto lia os últimos capítulos não acreditava na genialidade dessa mulher. Eu parava de ler às vezes, apenas para absorver o choque. Destinado foi lindo, foi triste, foi uma grande aventura. Além de algo novo para o Ian, foi também algo diferente para mim.

Estou louca de ansiedade para ler o quarto livro de Perdida, que será contado por Elisa Clarke, a irmã de Ian. Carina deixou um gancho bem legal para o próximo livro da série. Quero mais Madalena e Gomes, Teodora e Thomas, Sofia e Ian, Marina, e claro, conhecer melhor Elisa e Lucas, que promete ser um casal fofo.

Leia as resenhas de: PERDIDA e ENCONTRADA.
Abraços e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário