quarta-feira, 29 de novembro de 2017

LEITURAS DO MÊS: Outubro 2017


Olá. Sei que já é quase dezembro, mas vamos falar sobre as minhas duas leituras de outubro? Confira minha opinião abaixo:


CARTAS DE AMOR AOS MORTOS | Ava Dellaira | Seguinte | Nota 3.5/5

"Tudo começa com uma tarefa para a escola: escrever uma carta para alguém que já morreu. Logo o caderno de Laurel está repleto de mensagens para Kurt Cobain, Janis Joplin, Amy Winehouse, Heath Ledger, Judy Garland, Elizabeth Bishop… apesar de ela jamais entregá-las à professora. Nessas cartas, ela analisa a história de cada uma dessas personalidades e tenta desvendar os mistérios que envolvem suas mortes. Ao mesmo tempo, conta sobre sua própria vida, como as amizades no novo colégio e seu primeiro amor: um garoto misterioso chamado Sky. Mas Laurel não pode escapar de seu passado. Só quando ela escrever a verdade sobre o que se passou com ela e com a irmã é que poderá aceitar o que aconteceu e perdoar May e a si mesma. E só quando enxergar a irmã como realmente era — encantadora e incrível, mas imperfeita como qualquer um — é que poderá seguir em frente e descobrir seu próprio caminho." - Skoob

Comecei a leitura sem muitas expectativas, porém curiosa sobre a história e sobre quais seriam minhas impressões sobre ela.

Bom, não gostei de jeito nenhum da protagonista, Laurel. As atitudes dela me irritaram demais! Eu sei que ela tinha motivos para fazer certas coisas, mas o fato de ela estar sendo outra pessoa me deixou completamente desligada da personagem. E isso se arrastou por muitas páginas, a ponto de eu estar lendo apenas para descobrir alguns segredos no final. Claro que a ligação dela com pessoas famosas para quem ela escreve as cartas é bem legal, pois várias das coisas que ela conta partem da relação que ela tem com eles e se entrelaçam com cada um deles.

Apesar da escrita poética e da forma diferente que a autora escolheu de contar a história, achei ela um tanto pesada. Foi difícil de ler algumas partes.

Dois outros núcleos me interessaram, sendo eles histórias secundárias que aconteciam ao redor da protagonista. O relacionamento entre as duas amigas dela e um casal que também é amigo dela. Achei a trama deles muito bacana.

Mais um ponto positivo no livro foi o fato de eu começar a gostar da história depois da página 200 e poucos. Eu gostei muito do rumo que as coisas tomaram, do jeito que os problemas se resolveram. Não lembro de muitos detalhes, pois li já faz um tempinho, mas comecei a gostar do livro quando ele estava quase terminando!


BELINDA & EM | Cammie McGovern | Galera Record | Nota 5/5

"Autora de “Amy & Matthew”, Cammie McGovern volta às livrarias contando a história de uma outra dupla desta vez. Emily sempre se orgulhou da sua capacidade de enxergar além das aparências. Copresidente da Coalizão para Ação Jovem da escola, é a primeira a defender os direitos das minorias. Mas, secretamente, Emily ainda é um pouquinho fascinada pelos populares da escola. E nutre um leve rancor quanto a sua inexistente vida amorosa. É justamente enquanto pensa nisso que a garota testemunha uma colega de classe com necessidades especiais, Belinda, ser atacada embaixo das arquibancadas da escola. E não faz nada. Emily e Lucas, outra testemunha passiva do ataque, são obrigados a prestar serviço comunitário em um centro de pessoas como Belinda. Logo os jovens começam a sentir que podem fazer uma diferença real." - Skoob

Desde que li Amy & Matthew em 2015 eu queria muito conhecer outras histórias da autora Cammie McGovern. Então quando vi que lançariam mais um livro dela fiquei muito animada.

Bom, a Cammie se tornou uma das minhas escritoras favoritas, pois além da escrita MARAVILHOSA, SIMPLES, FLUIDA e ENVOLVENTE dela, ela escreve sobre pessoas e situações diferentes. Esse é o grande diferencial dela. E eu amo muito isso.

Eu gostei muito da Emily, do Lucas e da Belinda. A evolução deles durante a leitura é bem evidente. E isso é demais! Os personagens erram, refletem, brigam, crescem. São humanos e possuem defeitos.

O ritmo da história é muito bom apesar das 400 páginas. A trama e os personagens passam lições muito bacanas. A única coisa que me decepcionou foi o final. Tipo a última linha mesmo. A Cammie deixou um pouquinho a desejar ali, mas no geral gostei muito da história, dos problemas, dos desafios, do trabalho comunitário da Emily e do Lucas, da paixão por atuar da Belinda, e de vários outros detalhes que me fizeram mergulhar na leitura do livro. Eu só não favoritei porque ainda acho que Amy & Matthew me fisgou mais e de um jeito diferente. Só peço que a Galera Record publique mais livros da Cammie McGovern, por favor! Essa autora escreve sobre assuntos muito relevantes!

Abraços e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário