domingo, 29 de abril de 2018

LEITURAS DO MÊS: Abril 2018


Olá. Em abril consegui agilizar minhas leituras, tendo concluído 5 livros. Bom, quatro deles são de uma série que estou lendo já faz um tempo e acompanhando a série da Netflix e o quinto é um jovem adulto muito, muito bom, escrito por um autor muito querido, e que a última vez que li algo dele foi em 2015. Então vamos lá, confira as minhas leituras do mês de abril:


O ELEVADOR ERSATZ | Lemony Snicket | Desventuras em Série #6 | Seguinte | Nota 5/5

"Como nos episódios anteriores, o sexto livro de Desventuras em série está repleto de desgraça, desespero e mal-estar. Quando essa nova desilusão começa, os irmãos Baudelaire estão acompanhados do Sr. Poe, um executivo de banco que ficara encarregado das crianças depois da morte dos pais deles num horrível incêndio. Eles vão até à residência da família Squalor, os novos tutores dos Baudelaire. O Sr. Poe acredita que ali Violet, Klaus e Sunny estarão a salvo do ganancioso e traiçoeiro Conde Olaf, que foi o primeiro tutor dos três irmãos e que pretende, desde então, apropriar-se da fortuna herdada pelos Baudelaire. A última maldade cometida por Conde Olaf foi raptar os trigêmeos Quagmire, de quem os Baudelaire haviam ficado amigos no colégio interno. Jerome e Esmé Squalor moram num apartamento de cobertura na Avenida Sombria. Para o desânimo dos três irmãos, o elevador do prédio foi desligado e eles são obrigados a chegar ao último andar pelas escadas escuras e tenebrosas. Depois de muitos e muitos degraus, eles finalmente chegam à casa nova, um enorme apartamento com 71 quartos, e descobrem que seus novos pais os tinham adotado apenas porque ter órfãos estava na moda. Os irmãos parecem bem instalados, mas uma nova aparição do Conde Olaf vem trazer pavor aos Baudelaire. Eles agora têm de descobrir um jeito de se livrar dessa pérfida ameaça. A resposta pode estar no elevador ersatz, uma passagem secreta tão escura quanto "uma pantera negra como azeviche, coberta de piche, comendo alcaçuz preto no ponto mais profundo da parte mais funda do Mar Negro". E os perigos estão só começando. Dali em diante, uma montanha de horrores e desgostos ainda espera pelos desafortunados irmãos Baudelaire." - Skoob

É assustador como é gostosinho ler os livros dessa série apesar de todo o horror que os órfãos Baudelaire vivem. Eu amo a maneira como Lemony Snicket narra as desventuras e como cada cena é importante para guiar o enredo até o final.

Bom, eu estacionei no quinto livro da série, Inferno no Colégio Interno, em julho de 2017, pois estou lendo os livros e acompanhando a série da Netflix. A segunda temporada de Desventuras em Série engloba do volume 5 ao 9, tendo 10 episódios, dois adaptando cada livro. Como eu já tinha lido o quinto em 2017, assisti aos dois primeiros episódios e dei início a minha jornada de ler um livro e assistir os dois episódios correspondentes a ele. E estou amando fazer isso.

A história de O Elevador Ersatz tem algumas situações e personagens previsíveis, porém os últimos capítulos guardam certas surpresas e tem um personagem bom, mas que nunca se impõe. Eu amo muito os trigêmeos Quagmire e os irmãos Baudelaire, como são crianças inteligentes e incríveis.

Foi um livro da série em que eu realmente pensava que alguma coisa daria certo, que nos revelou algumas informações, mas que no final terminou em desgraça.

Assisti aos dois episódios de O Elevador Ersatz e fiquei um pouco decepcionada, pois mesmo sendo fiel à história, mudaram alguns detalhes que eu realmente gostei mais no livro. Isso aconteceu no episódio 3, já o 4, que finaliza a história, me agradou mais.  


A CIDADE SINISTRA DOS CORVOS | Lemony Snicket | Desventuras em Série #7 | Seguinte | Nota 5/5 + 

"Os irmãos Baudelaire não conseguem acreditar no que leem na primeira página do jornal. Uma reportagem informa que o pérfido Conde Olaf raptou não apenas os irmãos Duncan e Isadora Quagmire, mas também Esmé Squalor. O texto não poderia ser mais enganoso: Esmé tinha sido tutora das crianças recentemente, e os Baudelaire sabem muito bem que o Conde Olaf nunca a sequestraria. Olaf e Esmé são na verdade aliados num plano maligno para se apropriar da fortuna das três crianças. 

Violet, catorze anos, é a mais velha dos irmãos Baudelaire, os órfãos mais desafortunados do mundo. Klaus, o irmão do meio, tem treze anos e já leu mais livros do que qualquer criança de sua idade. Sunny, a mais nova, é um bebê pouco maior do que uma melancia. Assim como os irmãos Duncan e Isadora, as crianças Baudelaire perderam os pais num incêndio, e a amizade com os Quagmire era praticamente o único acontecimento feliz que havia acontecido nas suas vidas desde que ficaram órfãos.

Nessa nova desventura eles terão de se haver com mais uma providência desastrada do sr. Poe, um executivo de banco que tinha sido o primeiro tutor dos Baudelaire e ainda cuidava da fortuna dos irmãos. O sr. Poe decide inscrevê-los num programa de adoção de menores, em que toda uma cidade se responsabiliza por crianças que tenham perdido os pais. O programa tem um slogan amedrontador: "É preciso uma cidade para educar uma criança". Violet, Klaus e Sunny são mandados para a apavorante cidade de C.S.C. e assim tem início mais um lamentável episódio da tenebrosa existência dos Baudelaire." - Skoob

O sétimo livro se tornou um dos meus favoritos da série por conta da genialidade do autor em criar todos os acontecimentos. Conhecemos brevemente um novo personagem, revemos os Quagmire e temos um personagem que é bom, porém covarde, e que no final nos surpreende. 

Apesar de os planos do Conde Olaf não terem sido nada previsíveis, eu desconfiei de algumas coisas e acertei. A história é ao mesmo tempo incrível e frustrante, por conta do final. E falando rapidamente da série, gostei bastante dos episódios!  


O HOSPITAL HOSTIL | Lemony Snicket | Desventuras em Série #8 | Cia. Das Letras | Nota 5/5 

"Um período especialmente infeliz se anuncia nas vidas aflitivas de Violet, Klaus e Sunny Baudelaire. Durante uma tenebrosa e exaustiva caminhada noturna, eles param diante do Armazém Geral Última Chance e decidem entrar para pedir ajuda. Eles não podem recorrer aos pais (pois os perderam num incêndio), nem à polícia (que estava entre seus perseguidores noturnos), tampouco a conhecidos (pois os irmãos têm conhecidos demais, o que é quase o mesmo que não ter nenhum). Depois da morte dos pais no incêndio, Violet, Klaus e Sunny se veem sob os cuidados de inúmeros tutores, alguns deles cruéis, como o ganancioso e traiçoeiro Conde Olaf, o vilão que é o verdadeiro responsável por eles estarem ali, totalmente sozinhos no meio da noite, em frente ao Armazém. Violet, Klaus e Sunny resolvem passar um telegrama para o sr. Poe, um banqueiro que fora encarregado de cuidar dos órfãos. O sr. Poe nunca se mostrou especialmente eficaz, mas pelo menos ele não era cruel, não tinha sido assassinado nem era o Conde Olaf, e essas parecem ser razões suficientes para contatá-lo. Além de se safar de terríveis enrascadas, os Baudelaire ainda terão de suportar a estada no sinistro Hospital Heimlich e provar que não são cruéis assassinos. Esse é apenas o começo de páginas e páginas de situações desesperadoras, que contêm detalhes opressivos como um desconfiado dono de armazém, uma cirurgia desnecessária, um sistema de intercomunicadores, uma anestesia e balões em forma de coração." - Skoob

Esse foi um dos livros que mais me despertou angústia por causa do final e por tudo o que os Baudelaire passam. É um livro que também revela várias informações sobre o mistério, apesar de que o significado de C.S.C ainda não é descoberto.

A cada livro recebemos mais informações, porém ainda tenho a sensação de que estou sendo feita de trouxa lendo os livros, ao mesmo tempo que todo esse grande mistério me envolve de um jeito único. Os livros da série tão ótimos para serem lidos um atrás do outro pois a história nos prende de uma maneira fantástica. Os livros têm um ritmo muito bom, e são viciantes e instigantes, apesar de toda a desgraça e desventuras que acontecem com as crianças.

O episódios estão sendo muito bem adaptados. O que estou achando muito legal, é o fato de a série de TV antecipar fatos que nos livros acontecem mais pra frente. Alguns personagens da série de TV por enquanto não apareceram nos livros, então não sei se realmente foram criados apenas para a série ou se ainda vão aparecer em outros livros. Apesar de tudo, me divirto lendo, e amo as crianças Baudelaire por sua coragem, talento e amor.


O ESPETÁCULO CARNÍVORO | Lemony Snicket | Desventuras em Série #9 | Seguinte | Nota 5/5

"No princípio de mais um episódio funesto de suas penosas existências, Violet, Klaus e Sunny Baudelaire se encontram no porta-malas de um carro preto. Qualquer pessoa que não seja um pacote ou uma mala preferiria viajar confortavelmente instalado no banco do passageiro, mas os órfãos Baudelaire não têm escolha. Quando refugiaram-se no bagageiro desse carro sinistro, eles escapavam de uma situação ainda pior.

As três crianças encontram-se na "barriga da fera", o que vale dizer que estão numa enrascada. Ao volante do automóvel está o ganancioso Conde Olaf, um vilão traiçoeiro que, desde que os Baudelaire perderam os pais num incêndio, vem perseguindo os três com o objetivo de se apossar da fortuna herdada por eles. Até aqui, felizmente, ele foi mal-sucedido. 

Além de se safar dessa armadilha, em O espetáculo carnívoro Violet, Klaus e Sunny Baudelaire terão de escapar do Parque Caligari e enfrentar uma multidão indócil. Tudo isso para tentar localizar o dossiê Snicket e decifrar a sigla C.S.C., que pode confirmar se um dos pais das crianças realmente sobreviveu ao terrível incêndio." - Skoob

Esse livro me trouxe a sensação de não saber mais para onde vai caminhar a história dos Baudelaire. Me surpreendi com alguns acontecimentos, que envolve uma personagem da série de TV que finalmente apareceu nos livros e fiquei muito empolgada. 

Fiquei chocada com o final. Os finais dos livros dessa série sempre me deixam em um turbilhão de emoções, mas o desse livro foi horrível. Ah, e na série uma informação muito importante e empolgante é revelada, o que não acontece no livro.

É muito angustiante, pois ao mesmo tempo em que os Baudelaire ficam muito próximos de respostas e informações que o leitor quer muito saber, eles não têm nenhuma sorte e coisas desagradáveis acontecem, me deixando frustrada.

Achei os episódios bem adaptados, uma morte que eu sabia como iria acontecer foi mais triste de assistir do que de ler e o final foi igualmente chocante.

Agora só vou retornar para a leitura dos volumes 10 ao 13, os quatro últimos da série, quando lançarem a 3ª temporada da série da Netflix. 


TARTARUGAS ATÉ LÁ EMBAIXO | John Green | Intrínseca | Nota 5/5 + 

"A história acompanha a jornada de Aza Holmes, uma menina de 16 anos que sai em busca de um bilionário misteriosamente desaparecido – quem encontrá-lo receberá uma polpuda recompensa em dinheiro – enquanto lida com o transtorno obsessivo-compulsivo (TOC).

Repleto de referências da vida do autor – entre elas, a tão marcada paixão pela cultura pop e o TOC, transtorno mental que o afeta desde a infância –, Tartarugas até lá embaixo tem tudo o que fez de John Green um dos mais queridos autores contemporâneos. Um livro incrível, recheado de frases sublinháveis, que fala de amizades duradouras e reencontros inesperados, fan-fics de Star Wars e – por que não? – peculiares répteis neozelandeses." - Skoob

Eu fiquei completamente apaixonada por esse livro. A narrativa do John Green está bem gostosinha, e mesmo abordando um assunto delicado que é o TOC, a forma como o autor escreveu deixou a história sensível e divertida.

Eu amei os personagens e seus diálogos, tão inteligentes e engraçados. Senti que durante a leitura tentei me colocar no lugar da Aza, para não haver julgamentos, tentando entender o lado dela. 

Não é sobre o mistério do desaparecimento do pai de Davis. Não é uma história sobre o romance entre dois jovens inteligentes. É sobre amizade, amor, a jornada de uma garota de dezesseis anos que tenta viver com TOC, que enfrenta sua própria mente todos os dias, e que através de sua história, nos ensina que não podemos desistir, que precisamos ter paciência e viver um dia de cada vez, que a vida é cheia de surpresas, e que o apoio das pessoas que amamos é muito importante. 

John Green mostrou o seu melhor nesse livro, nos deixando envolvidos, sensibilizados e apaixonados, sem palavras suficientes para o último capítulo que foi muito, muito bom. 

O título e a capa são perfeitos e representam a essência da história, que é simples, forte, genial, divertida, sensível, corajosa, com ótimos quotes e metáforas, e um grande ensinamento. John Green arrasou escrevendo Tartarugas até lá embaixo e colocando muito de si mesmo na história, representando tantas pessoas que vivem com TOC.

Abraços e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário